Cultura

Escultor Jelson Tchivela apresenta mostra individual “Passo a passo”

A exposição de escultura “Passo a passo”, do escultor Jelson Tchivela, está patente na Galeria Tamar Golan, da Fundação Arte e Cultura, na Ilha de Luanda.

23/04/2024  Última atualização 09H15
Mais recentes trabalhos artísticos de Jelson Tchivela estão expostos na Galeria Tamar Golan © Fotografia por: Vigas da Purificação| Edições Novembro

A mostra tem 22 esculturas expostas e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 17h00, até ao próximo dia 7 de Maio.

A abertura da exposição aconteceu no dia 18 do corrente mês. Tem na curadoria Xavier Narciso, que escolheu o autor nesta época para homenagear o mês da juventude. Revelou que são obras que resultam de cinco anos de trabalho do artista e que está a ser gratificante trabalhar com Jelson Tchivela.

De acordo com o escultor, decidiu intitular "Passo a passo” por retratar toda a sua trajectória até apresentar a primeira exposição individual. "Já participei em outras exposições colectivas nacionais e internacionais, mas tinha a necessidade de apresentar o meu próprio trabalho individual”, contou o artista.

O escultor referiu que as obras trazem um pouco da sua infância e o que tem vivido até agora. "Uma grande fonte de inspiração é a minha província da Huíla, precisamente o município do Lubango”, revelou.

O artista afirma que em "Passo a passo” cada trabalho tem a sua própria comunicação, pela precisão do corte e dos detalhes, na exploração das muitas habilidades dos homens. "São peças de arte feitas com destreza no manuseio das múltiplas ferramentas usadas. É o talhar e esculpir da caminhada e vivências artísticas. Almejo que este momento seja o início de uma de muitas mais exposições individuais”, prognosticou o artista.

Jelson Tchivela avançou que está satisfeito, pela primeira exposição individual. "É um sonho realizado. Foram muitas lutas e dificuldades, principalmente no que toca à locomoção e hoje o sentimento é o de dever cumprido”, disse.

 O artista realçou que a grande fonte de inspiração foi o mestre Etona, a quem estendeu o seu apreço. "O meu muito obrigado por tudo o que fez para a materialização desta exposição”, rematou.

O curador Xavier Narciso avançou que é a primeira exposição em escultura que a Galeria Tamar Golan apresenta nos sete anos de existência. "O trabalho de esculpir em madeira é muito sensível e requer tempo, habilidade e muita ousadia do próprio artista. Os traços a serem desenhados nessas obras seguem tanto quanto a anatomia da própria pessoa e, muitas vezes, o artista não tem tanta disponibilidade para fazê-lo a tempo inteiro”, explicou o curador.

Entretanto, disse, o es cultor tem aqui obras que foram trabalhadas durante cinco anos.

Jelson Pascoal Tchivela Matias nasceu no município do Lubango, província da Huíla, em 1996.  O seu percurso artístico começou na tenra idade, em 2007, quando frequentava o atelier de artes da escola Aliance Française, no Lubango, com o seu falecido mestre Tiago Pedro "Big Masta”, como era popularmente conhecido. Em 2016 vem para Luanda e torna-se discípulo do mestre António Tomás Ana "Etona”, com quem tem desenvolvido a escultura em todos os aspectos ligados à arte e às temáticas transversais ligadas à mesma. Neste mesmo ano torna-se membro da Brigada de Jovens Artistas Plásticos (BJAP).

No campo académico tem o curso de Artes Visuais e Plásticas, na especialidade de professor de Expressão Visual Plástica, pelo Instituto Médio Politécnico de Arte (CEARTE), no ano de 2016. Fez a licenciatura em Artes Visuais e Plásticas na Faculdade de Artes- Universidade de Luanda, em 2021.


Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura