Cultura

Especialistas alertam para os cuidados da voz como instrumento de trabalho

Amilda Tibéria

O professor de Canto, Tehilla Armando Zinbungana foi o orador da palestra “A Voz como Instrumento de Trabalho” realizada, na terça-feira, no anfiteatro Wyza, na Ilha de Luanda, por ocasião do Dia Internacional da Voz, que se comemora a 16 de Abril.

19/04/2024  Última atualização 12H45
Armando Zinbungana partilhou a sua experiência como cantor lírico e professor de voz com os alunos © Fotografia por: vigas da purificação | EDIÇÕES NOVEMBRO

Na ocasião, o professor conversou com os estudantes sobre a importância da preservação da voz como instrumento de comunicação. Em breves linhas, deu uma explicação do que é a voz, funcionamento e a sua estrutura.

O que se precisa de ter em consideração, segundo Tehilla Armando Zinbungana, para a manutenção da voz enquanto elemento comunicativo e de trabalho, passa pela realização de alguns exercícios técnicos.

O especialista aconselhou, sobretudo os que utilizam a voz como um instrumento de trabalho a procurarem manter-se informados sobre os cuidados a ter em conta.

Além disso, sugeriu, a mudança de hábitos alimentares, porque certos alimentos podem melhorar a qualidade da voz, principalmente em situações em que é necessária a exposição por muito tempo.

O professor de Canto aconselhou a se ter uma boa noite de sono, a prática de exercícios de aquecimento vocal, repouso após uso prolongado da voz. Outro detalhe muito comum que também deve ser evitado, afirmou, é gritar e dar gargalhadas exageradas.

Na lista de preocupações e cuidados a se ter em conta, Tehilla Armando Zinbungana sugeriu que se evite ingerir ou consumir com muita frequência bebidas com gás, antes de utilizar a voz continuamente.

A ingestão de bebidas alcoólicas em excesso, bem como outras drogas, foram outras das recomendações deixadas pelo professor na Faculdade de Artes da Universidade de Luanda, Tehilla Armando Zinbungana.

O professor de Canto e Corda, da Escola de Arte da Fundação Arte e Cultura, Luís Albino, explicou que a palestra serviu para fazer uma reflexão da importância dos cuidados que se precisa ter com a voz. "Temos alunos ligados às aulas de Canto, Teatro e também os próprios professores que usam a voz como instrumento de trabalho”, realçou.

Armando Zinbunganga, durante a palestra explicou que a voz pode ser encontrada em diferentes níveis como o grave, média e aguda. Para a manutenção, falou dos cuidados a ter com a água muito fria e quente, e evitar ambientes muito frios e quentes.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura