Economia

Especialistas debatem “Fluxos Financeiros Ilícitos” em África

Os Fluxos Financeiros Ilícitos e Mobilização de Recursos Internos em Países Produtores de Petróleo, vão entrar hoje no terceiro dia de debates entre os técnicos das administrações tributárias de África.

02/02/2021  Última atualização 10H23
Técnicos das administrações tributárias de África © Fotografia por: Arquivo
O encontro, que está a ser promovido pela União Africana (UA) em parceria com Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), teve início no dia 21 e 28 e encerra hoje, e conta com a participação de técnicos da Administração Geral Tributaria (AGT).

O debate, por via online, visa estabelecer um entendimento comum entre os participantes sobre a natureza das ligações entre os Fluxos Financeiros Ilícitos e o Comércio de Commodities de Petróleo e suas implicações para a política de desenvolvimento.
O encontro regional, que reúne altos responsáveis de instituições financeiras africanas, debate a forma como os países da OCDE e da UA vão colaborar no futuro.

A União Africana e a OCDEA criaram em Fevereiro de 2012, o painel de alto nível sobre os "Fluxos Financeiros Ilícitos em África”. Os Fluxos Financeiros Ilícitos são transacções comerciais não contabilizadas e documentadas, actividades criminosas caracterizadas por subfacturações dos preços e evasões fiscais e falsas declarações facilitadas por cerca de 60 paraísos fiscais internacionais.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia