Regiões

Estiagem no Cuangar devasta mais de 12 mil hectares de produção agrícola

Lourenço Bule

Jornalista

A estiagem que assola o município do Cuangar desde o início do ano, na província do Cuando Cubango, devastou totalmente mais de 12 mil hectares de produção agrícola.

07/03/2024  Última atualização 01H22
© Fotografia por: Lourenço Bule

Os dados foram avançados ao Jornal de Angola pelo director Municipal da Agricultura, Pecuária e Pescas do Cuangar, Alberto Hossi, que sublinhou que na presente campanha agrícola estão envolvidas mais de cinco mil famílias camponesas que carecem de apoio face à destruição dos campos de cultivo por falta de chuvas, dos quais pretendiam colher milhares de toneladas de culturas diversas.

O responsável referiu que naquela região não chove desde o mês de Janeiro, uma situação que provocou a destruição do milho, massango, massambala e feijão-frade.

"Na presente campanha agrícola, as chuvas foram totalmente irregulares, tendo em conta que começaram a cair no mês de Dezembro de 2023 e desde finais de Janeiro do ano em curso, regista-se uma estiagem severa”, explicou.

Alberto Hossi acrescentou, ainda, que a estiagem é cíclica. É o segundo ano em que se verifica este fenómeno, razão pela qual as famílias camponesas não colheram nada desde a campanha agrícola passada, concluiu o director local. 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões