Política

Executivo informado sobre processo de recrutamento

O director regional –adjunto da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Coffi Agossou, informou, quinta-feira, à secretária de Estado para as Relações Exteriores, Esmeralda Mendonça, sobre o processo de recrutamento para o cargo de director nacional desta Agência multilateral da ONU, em Angola.

30/08/2024  Última atualização 07H09
Embaixadora destacou as políticas voltadas à empregabilidade © Fotografia por: DR
Durante o encontro, decorrido no Ministério das Relações Exteriores, Coffi Agossou manifestou o interesse da OIT trabalhar em estreita cooperação com o Governo angolano, sindicatos e associações.

O responsável aproveitou a oportunidade para falar sobre a inauguração recente do novo escritório subregional da Organização Internacional do Trabalho (OIT) em Luanda, que ocorreu no passado dia 2 de Agosto.

De referir que a infra-estrutura foi inaugurada pelo director-geral desta Organização das Nações Unidas, Gilbert Fossoun Houngbo, sob o testemunho da ministra da Administração Pública, Trabalho e Segurança Social, Teresa Dias.

O novo escritório sub-regional da OIT está localizado nas instalações da Escola Nacional de Administração e Políticas Públicas (ENAPP), e servirá como ponto de apoio para todos os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).

Na ocasião, Coffi Agossou destacou, também, a importância da protecção social no sector informal, área onde a OIT tem desenvolvido esforços significativos em território angolano.

Por sua vez, a secretária de Estado Esmeralda Mendonça assinalou a necessidade de se empregar os jovens angolanos e reforçou o compromisso do Executivo com as políticas voltadas para a empregabilidade da juventude, assim como a inclusão de género e de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

A secretária de Estado destacou, também, a colaboração contínua entre o Governo angolano, sindicatos e associações profissionais, para identificar e responder às necessidades dessas entidades.

Angola é membro da Organização Internacional de Trabalho desde 1976. Esta organização está actualmente presente no país para apoiar a extensão da protecção social no sector informal.

O país também recebe assistência da OIT nos domínios do reforço das capacidades das organizações de empregadores e de trabalhadores, da administração do trabalho e da promoção do diálogo social.

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) é uma agência multilateral da ONU, especializada em questões do trabalho, sobretudo no que se refere ao cumprimento das normas (convenções e recomendações) internacionais.

Tem por missão promover oportunidades para que homens e mulheres possam ter acesso a um trabalho decente e produtivo, em condições de liberdade, equidade, segurança e dignidade humanas, sendo considerado condição fundamental para a superação da pobreza, a promoção da justiça social, a erradicação do trabalho infantil e o desenvolvimento sustentável.

Com sede em Genebra, Suíça, a OIT foi fundada em 1919 e mantém cerca de 40 escritórios pelo mundo.

É composta por 187 Estados-membros, com representação de governos, organizações de empregadores e de trabalhadores.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política