Política

Executivo prevê a concretização dos projectos sociais

Lourenço Bule | Menongue

Jornalista

O governador do Cuando Cubango, José Martins, afirmou, segunda-feira, em Menongue, que o Executivo angolano está a trabalhar para a concretização dos projectos e acções visando à melhoria das condições sócio-económicas dos associados do Fórum dos Combatentes da Batalha do Cuito Cuanavale (FOCOBACC).

25/06/2024  Última atualização 09H20
Momento da tomada de posse dos membros do FOCOBACC © Fotografia por: Lourenço Bule | Edições Novembro

Durante a tomada de posse dos novos membros da delegação provincial do FOCOBACC, José Martins pediu aos associados colaboração estreita com o Governo, de modo que todos possam contribuir no desenvolvimento do país.

O governante apelou à nova direcção do Fórum a trabalhar para o melhoramento do controlo dos associados e promover acções capazes de atrair à instituição os cidadãos que contribuíram para a conquista da Batalha do Cuito Cuanavale contra os invasores sul-africanos do regime do Apartheid.

"É mais uma missão que vos é confiada para dirigirem a delegação provincial do FOCOBACC, que, desde a fundação em 2019, está unido no processo da luta para a defesa da integridade territorial do país”, disse José Martins.

O também presidente da mesa da assembleia-geral do FOCOBACC fez saber que a instituição conta, até ao momento, com mais de 14 mil associados, tendo a maior parte na província do Cuando Cubango.

Batalha contra a fome e a pobreza

O representante da direcção nacional do FOCOBACC, Lourenço Manuel, disse que os associados pretendem ajudar o Executivo na diversificação da economia, através da aposta na actividade agrícola. Para tal, considera necessário que sejam potencializados com terras aráveis, tractores, charruas, semeadoras, sementes e fertilizantes.

"Não estamos a pedir dinheiro ao Governo. Pelo contrário, pretendemos engordar os cofres do Estado com muito dinheiro e para o cumprimento deste objectivo é necessário que o Executivo, longe de todos os processos burocráticos que se têm registado, coloque à disposição estes meios para que possamos travar uma outra batalha contra a fome e a pobreza”, disse.

O FOCOBACC é um fórum de utilidade pública constituído por combatentes das extintas Forças Armadas Populares de Libertação de Angola (FAPLA) e sem fins lucrativos, que pretende estreitar uma parceria com o Estado para promover políticas que assegurem a integração social, económica e cultural dos membros, bem como preservar a história dos protagonistas.

Tomaram posse João Ezequiel de Oliveira, na qualidade de delegado provincial, Eduardo dos Santos, como delegado provincial adjunto, Artur Dala, secretário, João Fragoso, tesoureiro, e Hilário Caterça e Paulo Pindi como 1.º e 2.º vogais, respectivamente.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política