Cultura

Exposição “Aparências Abstractas” reflecte as expressões figurativas

Vinte e seis quadros de pintura do artista plástico cubano, Yasiel Palomino, residente no país, fazem parte da exposição individual “Aparências Abstractas” que é inaugurada, hoje, às 18h, na Galeria Sky Gallery, em Luanda.

25/04/2024  Última atualização 14H10
Mostra de arte é uma viagem entre o abstracto e o figurativo © Fotografia por: DR

Em declarações, ontem, ao Jornal de Angola, a mentora do projecto LitertArte, Alzira Simões, referiu que o título dado pelo artista Yasiel Palomino leva o público a viajar entre o abstracto e o figurativo.

Os quadros procuram transmitir informações figurativas, em que cada espectador possa rever-se. Na criação do artista, explicou, encontra-se uma extensão do abstraccionismo, num universo de expressões figurativas que desafiam a realidade concreta.

A exposição, garante, é um convite a transcender o óbvio, a mergulhar num oceano de forma indefinida e cores brilhantes. Na mostra, continuou, o artista conduz-nos por um labirinto de sensações onde a mente liberta-se para uma representação literal. Alzira Simões afirmou que a mostra remete o público a olhar para a natureza, intrinsecamente subjectiva à arte. A mentora realçou, igualmente, que a exposição é uma "jornada pela essência do invisível para além do tangível”.

Na mostra, frisou, as cores ganham vida própria e a alma dança ao som do invisível. Por isso, convidou a todos a explorarem esse mundo de possibilidades que Yasiel Palomino nos oferece, em que o abstracto revela-nos verdades mais profundas. 

Vencedor de vários concursos escolares

Yasiel Palomino, desde tenra idade, começou a dar sinais de  que pintar seria o seu futuro. Com 13 anos, a arte deu-lhe prémios em vários concursos escolares. Aos 16 anos, após os estudos em belas artes, iniciou a carreira artística.

Nasceu a 30 de Setembro, numa cidade do Leste de Cuba, em Las Tunas. Quando mais pequeno, ganhou o reconhecimento em competições de arte amadora.  Em 2006, formou-se na Academia de Artes da província Las Tunas. Enquanto estudava, era professor de arte e dedicava o tempo livre à produção das próprias obras.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura