Economia

FADA encoraja produtores agrários

Elautério Silipuleni | Ondjiva

Jornalista

As cooperativas agropecuárias da província do Cunene devem aderir ao programa de financiamento do Fundo de Apoio ao Desenvolvimento Agrário (FADA), com vista a dinamizar a agricultura familiar, bem como garantir a segurança alimentar e criação de postos de trabalho.

26/07/2024  Última atualização 08H00
Fábio de Carvalho, do FADA, fala do programa © Fotografia por: Américo Sambambi | Edições Novembro
O impulso foi lançado, segunda-feira, pelo coordenador do Programa de Mecanização da Agricultura Familiar do FADA, Fábio de Carvalho, durante um acto de exposição de equipamentos agrícolas, que decorreu em Ondjiva, tendo dito na ocasião que há disponibilidade para financiamento de todas as cooperativas interessadas, com valores que vão até 25 milhões de kwanzas, para agricultores familiares, e 50 a 60 milhões de kwanzas para a produção mecanizada.

Para o acesso ao empréstimo, as cooperativas têm de apresentar requisitos, nomeadamente a apresentação da carta de solicitação ao FADA, título de concessão de terra, estudo de viabilidade, factura pró-forma de equipamentos e documentos pessoais.

Quanto aos preços dos equipamentos em exposição, o coordenador do Programa de Mecanização da Agricultura Familiar do FADA explicou que os mesmos variam entre 814 mil e 23 milhões de kwanzas, incluindo assistência técnica durante um ano.

Mais incentivos  

Estão a ser expostos equipamentos agrícolas como tractores, alfaias, motocultivadores, motobombas e semeadoras, e a demonstração, segundo Fábio de Carvalho, é incentivar os produtores a abraçarem a compra de diferentes equipamentos, através deste financiamento do FADA.

"O objectivo do FADA é fomentar e maximizar os números de produção, produtividade agrícola, incentivar o abandono das técnicas rudimentares e manuais, fortalecer e empoderar os agricultores familiares, bem como contribuir para a segurança alimentar no país”, sublinhou.

Fábio de Carvalho disse que o propósito do Executivo angolano é potenciar as explorações agrícolas familiares, preferencialmente as cooperativas, proporcionando-lhes, por meio da concessão de crédito, o acesso facilitado de equipamentos de mecanização ligeira, sobretudo tractores, motocultivadores e respectivos implementos. 

Disse esperar que os equipamentos contribuam para a promoção de práticas agrícolas modernas e o aumento da produção e da produtividade das cooperativas, a melhoria das condições de trabalho dos membros, bem como do fortalecimento da segurança alimentar nas comunidades onde estão inseridas.

A província do Cunene tem cerca de 75 mil 538 agricultores familiares. 

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia