Política

“Falta de emprego é a principal preocupação dos jovens”

Gabriel Bunga

Jornalista

O director-geral do Instituto Angolano da Juventude (IAJ), Jofre dos Santos, reafirmou ao Jornal de Angola que a falta de emprego é a principal preocupação dos jovens no país.

14/04/2021  Última atualização 11H45
© Fotografia por: Paulo Mulaza| Edições Novembro
Jofre dos Santos, que falava no quadro das comemorações do 14 de Abril, Dia da Juventude Angolana, disse que "há muita procura que ultrapassa a oferta”, quando se referia ao emprego para jovens em Angola.

Apesar do esforço que as instituições do Estado têm feito na criação de postos de trabalho, acrescentou, há a necessidade de se fazer muito mais. Sublinhou ainda que os programas que existem não resolvem o problema e que os jovens precisam ser apoiados na criação de pe-quenos negócios por via do empreendedorismo.

"O melhor emprego e mais seguro é aquele que resulta das nossas habilidades”, disse, realçando ser necessário promover o empreendedorismo social para os jovens.O líder juvenil informou que o IAJ está a implementar, em todo o país, o projecto de orientação económica dirigida aos jovens. Em quatro meses, disse, foi possível orientar mais 1.300 jovens, entre empreendedores, empresários e cooperativas, com base nas acções de formação e apoio na estruturação de projectos.

A instituição tem vindo a implementar três projectos, à luz do Plano de Desenvolvimento Nacional 2018-2022, nomeadamente "Mais cidadania, mais Angola”, "Comportamentos Éticos” e "Projectos Sociais para a Juventude”. O projecto "Comportamentos Éticos” visa educar os jovens para uma cidadania mais responsável, através da realização de encontros geracionais, onde participam pessoas de várias gerações.O projecto de orientação social serve para inculcar nos jovens comportamentos cívicos que permitam a sua convivência salutar na sociedade.

Jofre dos Santos disse que os projectos virados para a juventude são transversais, concebidos e implementados por diversos departamentos ministeriais. Neste sentido, referiu, o IAJ acompanha, em articulação com os departamentos ministeriais responsáveis por estes projectos, a sua implementação.O IAJ, em coordenação com outras instituições, prosseguiu, acompanha o Plano de Acção para a Promoção da Empregabilidade (PAPE), o Programa de Bolsas de Estudo e o Programa Nacional de Habitação, onde os jovens têm 20 por cento, do total das habitações que são colocadas à disposição da sociedade.

Segundo Jofre dos Santos, o IAJ acompanha, ainda, o Programa de Inserção Digital e de criação de Mediatecas em vários pontos do país. O IAJ, disse, tem estado focado nos últimos anos no apoio aos jovens a promoverem actividades agrícolas, havendo já bons exemplos de jovens empreendedores nas comunidades, sobretudo nas províncias de Malanje e Zaire.
Prémio da Juventude

Para estimular os jovens angolanos que se dedicam a encontrar soluções dos vários problemas que enfrentam, o IAJ criou o Prémio Nacional da Juventude, que visa estimular o mérito e o reconhecimento do empenho dos jovens.

Para a comemoração do Dia da Juventude Angolana, o IAJ realiza, em todo o país, a "Jornada Abril Jovem-2021”, sob o lema: "Juventude, a Força da Nação”. O objectivo, esclareceu, é mobilizar a juventude em torno das comemorações, promover um ambiente de reflexão, intercâmbio, diálogo, convívio e solidariedade entre os jovens, à luz do Plano de Desenvolvimento Nacional (PDN 2018-2022) e da Política Nacional da Juventude.As jornadas visam, ainda, fomentar o associativismo, voluntariado e  empreendedorismo social e comunitário, promover os valores patrióticos, da cultura de paz e da cidadania participativa e in-centivar o intercâmbio cultural e artístico entre os jovens.

Estão previstas várias palestras ao longo da Jornada Abril Jovem - 2021, que termina no dia 30. Vão ser debatidos os seguintes temas: "O papel das organizações juvenis no desenvolvimento social do país”, "O respeito e uso correcto dos símbolos nacionais”, "A importância do empreendedorismo social  e comunitário dos jovens”, "A juventude e o seu enquadramento no Plano de Desenvolvimento Nacional 2018-2022”, "A importância do voluntariado juvenil no desenvolvimento social e co-munitário”, "A maternidade e paternidade responsável na juventude”, "Civismo, segurança e responsabilidades no uso das redes sociais” e uma campanha de educação cívica e patriótica com o Instituto de Defesa Nacional. 

MPLA exorta juventude  a continuar a contribuir  para o desenvolvimento

O Bureau Político do Comité Central do MPLA saúda e exorta a juventude a continuar a contribuir para o desenvolvimento do País, valorizando a Educação, a Ética, a Cultura, os valores tradicionais, o trabalho digno, a inovação e criatividade, o empreendedorismo e, acima de tudo, o respeito pelas regras do Estado Democrático de Direito.

Numa declaração alusiva ao 14 de Abril, Dia da Juventude Angolana, o órgão de cúpula do partido no poder saúda e regozija-se, de forma especial, com os jovens patrioticamente engajados na construção de uma Nação marcada pela sua inclusão na vida social, através duma participação altruísta e solidária em campanhas que visem o combate à violência no género, drogas, alcoolismo, sinistralidade rodoviária, delinquência juvenil, e outros grandes males sociais.A saudação é extensiva aos jovens que se abstenham de actos que incitem a violência, desobediência civil e a vandalização de bens públicos e privados.

Considerando justas todas as reclamações da Juventude angolana assentes nos seus direitos legalmente consagrados, o Bureau Político do MPLA reitera o compromisso em continuar a trabalhar na busca das melhores soluções para os principais problemas desta importante franja da sociedade angolana, com base em políticas de valorização e promoção de acções que visem a melhoria de comportamentos assentes na cultura de inclusão da juventude na vida económica e social, visando melhorar a sua qualidade de vida.

"O Bureau Político apela a toda a sociedade angolana, no sentido de transformar a celebração da data num acto de reflexão com sentido e abrangência nacionais, de reforço do trabalho que visa garantir um futuro melhor aos jovens e às gerações vindouras, bem como de promoção de comportamento da cultura patriótica dos cidadãos, em geral, e da juventude em particular”, conclui a declaração do MPLA.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política