Regiões

Famílias da Taka recebem alimentos e medicamentos

Estanislau Costa | Lubango

Jornalista

Quinhentas famílias residentes na povoação da Taka, no município dos Gambos, beneficiaram, domingo, de alimentos e medicamentos diversos, no quadro da assistência permanente prestada para a mitigação dos efeitos da seca.

05/08/2024  Última atualização 08H26
Entrega de bens tem sido feita de forma permanente, para evitar a escassez de produtos © Fotografia por: Edições Novembro

O programa levado a cabo pelas autoridades, com a parceria de várias instituições filantrópicas nacionais e internacionais, assim como igrejas, acontece com mais intensidade entre os meses de Maio a Setembro, em consequência da escassez de água e alimentos diversos.

O administrador municipal dos Gambos, Barros Leonardo, explicou que a entrega dos bens alimentares e vestuários é permanente, de modo a evitar a escassez de alimentos e a migração das famílias para outras zonas da província e do país.

 
Empenho

O Jornal de Angola apurou que dezenas de jovens estão empenhados nas acções projectadas para mitigar os efeitos negativos da seca, sobretudo das localidades dos Gambos, Chibia e Gambos (Huíla), incluindo Ombandja, Cahama e Cuvelay (Cunene).

As famílias empenhadas na materialização dos projectos de mitigação da seca se empenham em diferentes acções para melhoramento do pasto do gado e o desbravamento da terra nas margens dos rios.

De acordo com o administrador municipal dos Gambos, Francisco Leonardo, a entrega de sementes com maior resistência às pragas está a permitir que os produtores das zonas ribeirinhas tenham cada vez mais sucesso nas colheitas. "Já são poucos produtores que manifestam preocupação sobre pragas, com realce as mais resistentes”.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões