Sociedade

Feira de Tecnologia mostra oportunidades de negócios

Miguel Brás

Jornalista

O ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social destacou, quinta-feira, na capital do país, o papel da Feira de Inovação Tecnológica do Instituto de Telecomunicações de Luanda (FITITEL) como uma oportunidade de negócios para jovens criadores angolanos.

13/09/2024  Última atualização 07H01
Iniciativas do ITEL têm permitido a expansão da literacia digital © Fotografia por: Raimundo Mbiya | Edições Novembro
Mário Oliveira realçou, durante a abertura da 15.ª edição do FITITEL, que em termos de inovação este ano o Instituto de Telecomunicações vai expor 60 projectos, dos quais 40 foram desenvolvidos por estudantes da instituição, dez por empresas do sector e dez por startups.

Os projectos, explicou, vão ajudar a criar um ambiente único para o desenvolvimento de negócios e o fortalecimento do ecossistema tecnológico e financeiro.

Para Mário Oliveira, a inovação é uma alavanca crucial para o crescimento económico. "É por meio de actividades como esta que conectamos os talentosos jovens com investidores, empresários e parceiros do sector privado, impulsionando o nascimento de novas ideias e negócios que podem transformar o mercado”, disse.

A 15.ª edição da Feira de Inovação Tecnológica, referiu, é um palco que visa destacar o compromisso do desenvolvimento tecnológico para o fortalecimento das capacidades criativas dos jovens.

"É uma ocasião muito especial onde destacamos o compromisso com o desenvolvimento tecnológico e com o fortalecimento das capacidades criativas dos jovens, os verdadeiros impulsionadores da transformação digital no país”, sublinhou.

Para o governante, a feira alinha-se, também, com o objectivo da expansão da literacia digital em Angola, promovendo o acesso a novas tecnologias e preparando as futuras gerações para os desafios da economia digital.

No FITITEL, salientou, muitos estudantes encontram o primeiro emprego ou recebem apoios significativos para o desenvolvimento dos projectos. "É um ponto de encontro para troca de ideias e contacto com investidores que reconhecem o talento e o potencial dos jovens”, disse. Neste contexto, o ministro sublinhou que a feira não é apenas uma vitrine de inovação, mas uma verdadeira plataforma de oportunidades para os jovens criadores.

Plataforma valiosa

A Feira de Inovação Tecnológica do ITEL, realçou o ministro, é uma plataforma valiosa para que os estudantes da instituição possam expor à comunidade empresarial o que aprenderam durante a formação académica.

"A FITITEL oferece uma plataforma valiosa para que os jovens estudantes do ITEL possam apresentar à comunidade académica e empresarial o que aprenderam ao longo da formação, assim como para demonstrarem as competências e habilidades nas áreas de Telecomunicações, Informática e Sistemas Multimédia. É, igualmente, uma forma de investir na capacitação dos jovens”, afirmou.

Sistema educacional

O ministro Mário Oliveira ressaltou a visão da modernização do sistema educacional na promoção da qualidade e uso das mais recentes plataformas digitais para o fortalecimento da base educacional e tecnológica.

O director do Instituto de Telecomunicações (ITEL), Cláudio Gonçalves, disse que a FITITEL tem dois objectivos, sendo um deles demonstrar as valências e competências dos alunos da instituição e congregar o sector empresarial com o académico.

"Os alunos do ITEL levam quatro anos de uma formação técnica intensiva e têm então a responsabilidade, na feira que está a acontecer hoje, de mostrar toda a competência que adquiriram na sua formação”, disse. Outro objectivo, sublinhou, é congregar o sector empresarial com o académico, para prover aquilo que é adquirido com a formação académica.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade