Cultura

Festival das Bandas: Lançamento acontece no “Poeira do Quintal”

Armindo Canda

Jornalista

Domingo, na edição especial do Poeira do Quintal, programa do grupo Rádio Nacional de Angola (RNA), foi anunciada a realização da segunda edição do Festival das Bandas, que acontece, sábado e domingo, no Prova D’Art, no bairro Miramar, em Luanda.

13/05/2024  Última atualização 07H08
João Andrade (esquerda) da direcção dos Jovens do Prenda © Fotografia por: DR

O evento conta com a participação de quatro conjuntos e igual número de bandas musicais com maior referência no país.

Numa emissão especial da Rádio Cultura Angola, do grupo RNA, estiveram presentes representantes do Conjunto Jovens do Prenda, Dizu Dietu, e o responsável do espaço Prova D’Art Miramar, Herberto Xa Kimona, no programa Radioactivo, conduzido e apresentado pelo jornalista Isaías Afonso, da RNA.

Manuel Claudino, Raúl Tollingas, Cirineu Bastos e Dikambú, integrantes do programa felicitaram a iniciativa e sugeriram a alteração do nome para "Festival das Bandas e Conjuntos".

Nesta segunda edição vão participar os conjuntos Nguami Maka, Os Kiezos, Jovens do Prenda, as bandas Evolution, Movimento, FM e Maravilha, que durante dois dias animaram os convivas no espaço Prova D’Art, no Miramar, Largo Alioune Blondin Beye.

O responsável do espaço Prova D’Art, Herberto Xa Kimona, partilhou que Marito Furtado, da Banda Maravilha, contou que tinha um sonho de realizar um festival com diversas bandas, abraçou logo o projecto e decidiu apoiar. "Tenho na veia a cultura, arte e a música, porque a minha família tem raízes musicais”, referiu.

Herberto Xa Kimona sublinhou que o espaço que dirige é um movimento que quer apoiar o desenvolvimento da cultura nacional, nas diversas vertentes, com realce para a música, artes plásticas e  a gastronomia nacional.

Na primeira edição, ressaltou que as bandas e os conjuntos tiveram uma excelente participação e espera que na segunda o empenho seja o mesmo ou ainda melhor que a anterior.

"Vamos continuar a apoiar este projecto, penso que a terceira edição pode acontecer novamente neste espaço para uma melhor consolidação, mas, vamos procurar levar as outras edições para outras províncias, porque a nível nacional há muitas bandas que precisam de uma intervenção. Este é o nosso grande desafio”, sublinhou.

Do Lobito e Namibe, dois promotores demonstraram interesse em levar o conceito para estas duas províncias. Dos Jovens do Prenda, João Andrade explicou que o Festival das Bandas é um projecto louvável e serve para valorizar, de forma significativa, estes movimentos do music hall angolano.

A participação da Cooperativa Jovens do Prenda na primeira edição, argumentou, foi um sucesso, porque teve a oportunidade de partilhar experiências com outros Conjuntos e Bandas.

"Os Jovitos respiram saúde e neste momento estamos na fase de conclusão de dois CD, que são os primeiros enquanto cooperativa. O primeiro CD retrata uma viagem ao passado, são músicas antigas, mas trabalhadas numa nova roupagem, e o segundo é composto por canções novas, que esperamos que tenham sucesso no mercado”, disse.

João Andrade admitiu que a realização do Festival das Bandas tem um custo muito elevado, e é necessário um maior apoio por parte do Ministério da Cultura, assim como de instituições públicas e privadas.

Para o representante da Banda Duia, Carlos Paim, a participação na primeira edição foi um momento alto para o grupo e de reconhecimento, que serviu para interagir com bandas e conjuntos com uma vasta experiência. "A Banda Duia é composta por jovens, embora carregue consigo experiência dos mais velhos, mas ainda assim precisa desta interacção com a velha geração de instrumentistas”, reconheceu.

Carlos Paim aproveitou o momento para anunciar a preparação de um disco inédito com músicas do cancioneiro popular angolano.

A primeira edição do Festival das Bandas aconteceu nos dias 27 e 28 do mês de Janeiro, no espaço Prova D’Art, no bairro Miramar, em Luanda, e participaram oito bandas musicais de referência no país. Trata-se dos Conjuntos Os Kiezos, Jovens do Prenda, Dizu Dietu, as bandas Maravilha, FM, Cana-de-Açúcar, Duia e Roxane.


Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura