Desporto

FIFA apresenta soluções para equipas do Girabola

Betumeleano Ferrão

A Federação e os clubes do Girabola podem adaptar à realidade angolana os bons exemplos dos países que conseguiram mudar para melhor a imagem do seu futebol, sugeriu, segunda-feira, Pedro Correia, consultor da FIFA, em todos os temas em que interveio como palestrante no Programa FIFA de Profissionalização e Gestão de Clubes, que vai decorrer até sexta-feira no Hotel de Convenções de Talatona "HCTA".

16/07/2024  Última atualização 09H22
Pedro Correia sugere caminhos para uma melhor oganização das agremiações desportivas © Fotografia por: Eduardo Pedro | Edições Novembro

Os clubes de futebol por Angola fora, às vezes, enfrentam os mesmos problemas financeiros, mas o que dá certo num caso, pode resultar em prejuízo no outro. "Cada país é diferente do outro, então, não existem soluções mágicas. Há clubes com mais adesão que os outros, mas mesmo aqueles que não têm muita adesão de adeptos podem melhorar em vários aspectos, como o seu capital humano, para aparecerem muito mais competitivos no campeonato," garantiu Pedro Correia.

O palestrante da FIFA aconselhou os dirigentes dos clubes do Girabola presentes na sala a mudarem a visão que têm sobre o desporto-rei, assim como fizeram os seus colegas dos principais campeonatos europeus. "O futebol hoje não é mais uma coisa de responsabilidade social, muita coisa mudou nos últimos tempos. Os clubes não têm todos como gerar os mesmos lucros," alertou.

Até a década de 90, os clubes do futebol da primeira divisão portuguesa tinham uma visão muito limitada, que os impedia de serem muito mais lucrativos, mas depois fizeram os reajustes necessários para contrabalançar a deficiência financeira, que afectava a todos. "O desporto em Portugal tem uma lei específica só para o futebol, mas mesmo assim, como em Portugal não existe um Ministério dos Desportos, há uma secretaria. O actual presidente da Liga quer mudar para o Ministério da Economia, porque as pessoas perceberam há algum tempo que o futebol começou a ser mais uma questão de entretenimento," sublinhou.

O consultor Pedro Correia garantiu que "os clubes têm missões diferentes," este é o motivo por que equipas que disputam o mesmo campeonato podem adoptar estratégias diferentes para obter sucesso, financeiro e competitivo. O mais importante é que sejam cumpridos alguns requisitos indispensáveis como: "representação de uma certa comunidade, desenvolvimento de jogadores e cidadãos, participação em competições, interacção com os associados para a criação de uma base de apoio e desenvolvimento de infra-estruturas," enumerou.

À guisa de exemplo, o palestrante citou o Benfica de Lisboa, que nos últimos anos conseguiu obter sucesso dentro e fora de Portugal, em parte porque colheu bons frutos da sua formação. Para chegar aos resultados que obteve, o clube encarnado apostou em itens essenciais como "prospecção, formação à Benfica e centros de formação e de treinos," enalteceu.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto