Economia

Fiscalidade angolana abordado em livro

Armindo Canda

Jornalista

"Um olhar à fiscalidade Angolana" é o título da obra do académico José Kalilodoko Nelito, que será apresentado no final deste mês de Agosto (29), a partir das 15h00, na Mediateca de Luanda.

10/08/2024  Última atualização 12H05
José Kalilodoka Nelito faz o lançamento do livro pela segunda fez na Mediateca de Luanda. © Fotografia por: DR

O livro, de acordo o autor, em declarações ao Jornal de Angola, ontem, é uma obra cientifica, que vai auxiliar os profissionais da área de Contabilidade e Administração a perceberem melhor os impostos vigentes no sistema fiscal e tributário do país. 

José Kalilodoka Nelito explicou, o livro vai servir como um guia prático, e será bastante importante na distribuição da reda nacional. A obra, disse, igualmente, que tem como objectivo auxiliar os académicos a terem um maior conteúdo e experiência em matéria de direito fiscal.

A metodologia aplicada na concepção da obra, enfatizou, é qualitativa, na perspectiva de apresentar detalhes e a especificidade de cada imposto, o seu enquadramento no regime fiscal.  "A obra tem uma grande importância na obtenção do rendimento nacional e a sua aplicação na relação jurídica e contributiva". 

O académico referiu que o livro serve, ainda, para colmatar as insuficiências na abordagem do imposto e a sua aplicabilidade nas empresas. Desta forma, ressaltou, os investidores se sentem confiante.

José Kalilodoka Nelito é natural de Luanda, licenciado em Contabilidade e Auditoria pela Faculdade de Economia da Universidade Agostinho Neto, o autor é profissional do ramo de administração e supervisão financeira de empresas há mais de 11 anos.  É mestrando em Gestão, na Especialidade em Administração e Finanças, e tem formação em Auditoria Interna e Controlos Internos das Empresas. O seu percurso profissional inclui posições no ramo da Contabilidade, Auditoria Interna e Consultoria e Gestão Financeira, exercendo atualmente o cargo de Auditor Interno aos Projectos Multilaterais do IDA, nomeadamente SREP e SAMAP.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia