Política

França reafirma apoio à agricultura familiar

Venâncio Victor | Malanje

Jornalista

O embaixador da França em Angola, Daniel Vosgien, anunciou, na sexta-feira, a implementação de projectos voltados para a agricultura familiar, através da Agência Francesa de Desenvolvimento, para apoiar a estratégia do Executivo na diversificação económica.

01/03/2021  Última atualização 15H17
Embaixador da França em Angola Daniel Vosgien © Fotografia por: Dr
O diplomata, que falava no termo da visita de dois dias à província de Malanje, disse  que o projecto representa um desafio de médio e longo prazo e que  os resultados vão ser visíveis num período de aproximadamente cinco anos.
Daniel  Vosgien defendeu também a necessidade de interligar o sector da agricultura com outros ramos da economia, como os transportes, para facilitar o escoamento da produção  e para a exportação.

 Isso, frisou, requer também alguns meios frigoríficos e ter um sistema económico nas províncias, em particular em Malanje, para combinar a agricultura e a indústria, contribuindo para o sector produtivo da economia.
O embaixador destacou ainda a existência de projectos de formação técnico-profissional, reforço do ensino da língua francesa em Malanje e no domínio da cultura. Daniel Vosgien enalteceu as potencialidades agrícolas e o potencial turístico da província de Malanje. O diplomata visitou a Escola do II ciclo da Eiffel, na cidade de Malanje e disse acreditar no sucesso das relações bilaterais.

        Na quinta-feira, o embaixador foi recebido, em audiência, pelo governador de Malanje, Norberto dos Santos "Kwata Kanawa", com quem abordou aspectos ligados  ao desenvolvimento dos investimentos na província.
     Em Malanje, o diplomata visitou o Instituto  Médio Agrário de Malanje, a Escola secundária da Eiffel e o Instituto Superior de  Tecnologia Agro-alimentar de Malanje. Garantiu que a França vai continuar a apoiar a formação dos docentes para a referida instituição, através de bolsas de estudo para doutoramento e mestrado.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política