Economia

Garimpo de ouro substitui produção agrícola

O garimpo de ouro está a substituir a actividade agrícola em campos da aldeia de Catete, na comuna do Mbave, Chicala-Choloanga, o que o administrador municipal, José Manuel, indicou, em declarações aos Jornal de Angola, que a situação se alarga aos municípios do Huambo, Longonjo, Ucuma e Bailundo.

26/04/2024  Última atualização 11H10
José Manuel, administrador municipal Chicala-Choloanga © Fotografia por: DR

O administrador do município da Chicala Choloanga manifestou preocupação com a substituição da actividade agrícola, onde três localidades atraem garimpeiros, considerando ser certo que, com esta actividade, se consegue  dinheiro com mais facilidade, mas notou que, dessa forma, o Estado perde receitas.

A solução, apontou, reside em que "as empresas a serem legalizadas para projectos de exploração mineira assumam o controlo dos espaços agora tomados por garimpeiros, no sentido de colocar ordem na actividade e garantir maior segurança no trabalho”.

Considerou necessário "que se coloque fim e se combata seriamente a exploração ilegal de ouro, não só no município da Chicala-Choloanga, mas também no Huambo, Longonjo, Ucuma e Bailundo, onde a prática é semelhante”.

Segundo o soba da regedoria Mbunju, na Chicola-Choloanga, Artur Bongo, a área está a ser invadida "silenciosamente”, sendo de lamentar o facto de o filão de ouro seguido pelos garimpeiros estar a tomar as zonas de cultivo, "um pesadelo para os camponeses”, disse.

A operação de ouro no Mbave está a seguir para uma situação preocupante, porque grandes porções de lavras estão a desaparecer, dando espaço a grandes crateras, situação que pode provocar a fome nos próximos dias, lamentou o soba, lembrando que a acção dos garimpeiros começou de repente, desorganizando a produção agrícola.

"Meses atrás, veio uma comissão da Administração Municipal e Polícia Nacional que paralisou a actividade, mas, por causa da carência, a população arrisca e continua a explorar”, disse.

Adolfo Mundombe | Chicala Cholohanga

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia