Sociedade

Gestores de Cuanhama melhoram conhecimentos

Adelaide Mualimusi | Ondjiva

Jornalista

Duzentos e treze gestores escolares do município de Cuanhama, no Cunene, participaram, até quinta-feira, de uma acção formativa na cidade de Ondjiva, sobre Gestão Educativa e Liderança, com o objectivo de melhorar o processo de ensino e aprendizagem, no quadro dos preparativos para o início do ano lectivo 2024/2025.

23/08/2024  Última atualização 09H20
© Fotografia por: DR
A acção formativa, promovida pelo Gabinete Municipal da Educação, teve como objectivo reforçar as competências dos gestores escolares, bem como criar premissas ao funcionamento eficiente das escolas.

Os gestores escolares aprimoraram conhecimentos em matérias ligadas à formação, liderança, trabalho colaborativo, gestão escolar, planificação do trabalho da escola, gestão participativa na vertente de equipa e aprendizagem organizacional, bem como gestão participativa voltada para a relação escola-comunidade.

De acordo com o director municipal da Educação, Celestino Weyulu, a formação aos gestores escolares do município de Cuanhama visou, também, munir os gestores escolares de algumas competências para melhor exercício das funções nos locais de jurisdição, com vista a dar resposta às necessidades das sociedades e corresponder aos anseios da população.

Celestino Weyulu considerou a formação de gestores escolares uma das prioridades e desafios do Sector, visando a melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem.

"O director da escola, independentemente do seu nível de ensino, deve ocupar parte do seu tempo a actualizar-se, através de pesquisas, bem como apostar no diálogo constante com os integrantes da comunidade em que está instalada a instituição de ensino, no intuito de promover a qualidade do processo de ensino e aprendizagem”, concluiu.

Na abertura do evento, Antonieta Gerson, administradora adjunta para a área Social e da Comunidade de Cuanhama, disse que ser gestor escolar é uma missão nobre e desafiadora, que requer não apenas competências técnicas, mas também sensibilidade, empatia e uma visão ampla do papel da Educação na transformação da sociedade.

A responsável destacou a importância da formação dos gestores escolares como ponto de partida para o asseguramento do bom funcionamento das escolas, alertando para a necessidade do abandono das más práticas, com destaque ao excesso de burocracia, conservadorismo e autoritarismo.

Os líderes educacionais, disse, devem ter habilidade de inspirar equipas, promover um ambiente escolar acolhedor e estimulador, garantindo que cada aluno tenha oportunidade de alcançar o seu máximo potencial.

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