Regiões

Governadora do Cuanza-Sul ausculta preocupações dos municípios

Casimiro José| Sumbe

A governadora do Cuanza-Sul, Mara Quiosa, efectua, desde 19 até 22 deste mês, visitas aos municípios do Ebo, Quilenda, Amboim, Conda e Seles para auscultar as preocupações dos residentes.

20/08/2024  Última atualização 15H30
© Fotografia por: Adilson de Carvalho

Na primeira etapa do programa, Mara Quiosa visitou o Ebo e Quilenda onde pôde constatar a falta de energia eléctrica, água potável e a degradação das vias de acesso.

Fez saber que para solucionar o problema da energia eléctrica a vila do Ebo vai receber uma subestação móvel ainda em funcionamento na Quibala.

Quanto à degradação da estrada que parte da Comuna do Assango no município do Amboim, passando pelo Ebo até ao morro do Tongo, no município da Cela, que é uma rota de 105km que facilita o escoamento de produtos agrícolas para os mercados serão feitas obras de terraplanagem.

"Anotamos com preocupação a situação dessa estrada, por isso vamos intervencionar a via por considerarmos ser de extrema importância não só para as trocas comerciais, como também para assegurar o escoamento dos produtos dos campos para os mercados.”

Já no município da Quilenda, a responsável máxima pelo Cuanza-Sul constatou que não há uma agência bancária o que dificulta as transações monetárias e por isso disse que o governo local tudo fará para trabalhar com as instituições para implementar uma agência naquela área e melhorar o sistema de telecomunicações.

Outro dos problemas que assinalou durante as deslocações foi que "temos médicos em formação e tão logo terminem o curso vamos coloca-los nos municípios”, porém neste momento há poucos médicos de especialidade.

A primeira fase da jornada de Mara Quiosa prossegue agora para Amboim, Conda e termina no município do Seles.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões