Economia

Governo continua empenhado na empregabilidade dos jovens

Massoxi Paxe

O Executivo está empenhado no plano de inserção ao emprego e de desenvolvimento integral para a Juventude, afirmou, sábado, em Luanda, o secretário de Estado para a Comunicação Social.

28/07/2024  Última atualização 10H39
Selecção de candidatos teve a duração de cinco meses © Fotografia por: Armando Costa | Edições Novembro

Nuno Caldas Albino fez estas afirmações à imprensa, à margem do acto que marcou o encerramento do programa de estágio remunerado de cinco mil vagas destinadas a jovens dos 18 aos 35 anos de todo o país.

A acção faz parte de um projecto do Executivo angolano, através do INEFOP,  em parceria com a Associação Nacional dos Jovens Empresários (ANJE)  e que tem como objectivo assegurar o acesso ao emprego e garantir a inserção de quadros na sociedade.

Segundo o secretário de Estado para a Comunicação Social, a nível do Executivo, o Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), tem abraçado o projecto, assumindo a mobilidade e a divulgação para que a juventude participe em massa no programa.

 
Visãodo INEFOP

Por sua vez, o director provincial do Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP), Miguel da Silva, disse que, no âmbito da parceria existente com a ANJE, disponibilizou as referidas vagas repartidas em sete províncias do país.

O presidente da ANJE, Cumbi Júnior, disse que das cinco mil vagas distribuídas pelo país, a província de Luanda ficou com duas mil vagas, com a possibilidade de serem acrescentadas mais mil, devido à procura registada.

Com grande capacidade de aumentar os números de parcerias a nível nacional, o projecto conta com uma média de 700 empresas parceiras,  102 das quais estão registadas em Luanda.

Neste momento, a plataforma já registou mais de seis mil inscrições para mil e 200 vagas disponíveis a partir de amanhã.

O coordenador provincial da ANJE na Lunda-Sul, Casimiro Kiala, disse que dos três mil e 225 jovens inscritos mil e 25 apresentaram-se com documentos em falta, enquanto os apurados são analisados para serem inseridos nas empresas. Para o cumprimento do programa, a Lunda-Sul obteve 182 vagas nos sectores da Saúde, Comunicação Social e Transportes.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia