Cultura

Grupo Tuassakidila vence prémio “Teatro de Duplas”

Armindo Canda

Jornalista

O grupo teatral Tuassakidila, da província de Luanda, foi o vencedor da terceira edição do prémio “Teatro de Duplas”, realizado de 17 a 26 deste mês, no palco da Liga Africana. Este ano, o concurso homenageou o falecido actor Avelino Viegas, que ficou conhecido por interpretar a personagem “Kamba Mbiji”, no espectáculo “O Feiticeiro e o Inteligente”.

29/03/2024  Última atualização 12H50
Contemplados garantem que o prémio serve como um estímulo para a próxima edição © Fotografia por: FRANCISCO LOPES | EDIÇÕES NOVEMBRO

O festival esteve inserido nas comemorações do Dia Mundial do Teatro, assinalado a 27 de Março. "Assalto à Sociedade” foi o título da peça que convenceu o júri e distinguiu o grupo como o vencedor desta edição, por reunir os critérios de melhor figurino, caracterização e o prémio Ubuntu.

A gala aconteceu, na quarta-feira, no Memorial Dr. António Agostinho Neto, na Praia do Bispo. Como primeiro classificado, o grupo recebeu a quantia de um milhão e 340 mil kwanzas, um cheque entregue pelo vice-governador de Luanda para o Sector Político e Social, Manuel

Gonçalves. O segundo lugar foi atribuído ao grupo Fofartes. Como prémio recebeu o valor de 500 mil kwanzas. Na terceira posição ficou o grupo Colectivo de Artes Estreia. Pelo seu desempenho recebeu 350 mil kwanzas.

Na sequência, outras participações mereceram atenção do júri, que atribuiu os prémios nas categorias de melhor dramaturgia ao grupo Projecto Arte Vida e melhor cenografia ao grupo Donga Artes Teatro.

 Prémio merecido

O director artístico do grupo Tuassakidila, Cena Cosme, disse ao Jornal de Angola que o prémio foi merecido, fruto do trabalho árduo desenvolvido pelo grupo, principalmente pelo que a dupla fez ao longo do concurso. "Sentimos que cumprimos com a missão. Já pensei em desistir de participar do concurso porque nas duas edições anteriores não ganhámos em nenhuma categoria,  mas os actores encorajaram-me e desta vez fomos os primeiros classificados e ganhámos em mais três categorias”, disse. Cena Cosme assegurou que o prémio serve como um estímulo extra para a participação na próxima edição. Para o director artístico do Projecto Fofartes, António Correia, o trabalho de equipa permitiu ao grupo conseguir ocupar o segundo lugar. "O grupo que venceu foi merecedor, porque representou bem a nossa identidade cultural durante a exibição”.

O director artístico garantiu que vão continuar a trabalhar de forma árdua e abnegada para vencer a próxima edição. Marciana Cerqueira, terceira classificada, ressaltou ser um desafio participar no concurso "Teatro de Duplas”. Sendo a única mulher encenadora, disse, conseguiu mostrar o potencial feminino nas artes cénicas.

Avaliadas sete categorias

A presidente do júri, Liliana Nzinga, disse que o regulamento permitiu avaliar sete categorias das dez categorias existentes. A organização avaliou as outras três. "Há uma certa urgência da classe voltar a olhar para esta arte com determinação e objectividade, pelo legado deixado pelos fundadores do teatro no país”, defendeu.

A presidente referiu que não foi fácil seleccionar os vencedores de cada categoria e os três primeiros classificados. As 20 duplas que participaram nesta terceira edição, garantiu, esiveram muito bem. "Usámos vários critérios de avaliação, com realce para a dramaturgia, interpretação, expressão emocional e corporal, a conexão entre os intérpretes, originalidade dos textos, uso de recursos técnicos e artísticos”, explicou.

 Mudança no regulamento

O director artístico do prémio "Teatro de Duplas”, Walter Cristóvão, afirmou que se sente satisfeito pelos resultados. "Os grupos foram bastante criativos e os vencedores apresentaram-se no seu melhor”.

Para o próximo ano, explicou, haverá mudanças no regulamento geral do concurso. "Vamos aumentar o tempo de exibição dos grupos e teremos três novas categorias”, anunciou o director artístico.  

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura