Cultura

Grupos de Menongue no pódio do entrudo

Weza Pascoal| Menongue

Jornalista

Com mais de 15 títulos na sua galeria, o grupo carnavalesco União Estrelas da Paz, do município de Menongue, venceu, terça-feira, o carnaval provincial do Cuando Cubango na classe de adultos, com 389 pontos, tendo recebido como prémio 700 mil kwanzas. Soma agora 16 títulos.

22/02/2023  Última atualização 07H20
Grupo União Estrela da Paz conquistou mais um título © Fotografia por: Nicolau Vasco | edições novembro | menongue

Na segunda posição ficou o grupo União 11 de Novembro, do município de Menongue, com 261 pontos, que levou para casa 500 mil kwanzas. Ao passo que  em terceiro lugar ficou o grupo União Mundo Azul, também do município de Menongue, com 206 pontos, premiado com 300 mil kwanzas.

A classe infantil teve como vencedor o grupo 23 de Março, do Cuito Cuanavale, com 349 pontos e levou como prémio 500 mil kwanzas, ficando em segundo lugar o grupo Triunfo VIH Stop Sida, com 338 pontos, premiado com 300 mil kwanzas. A terceira posição coube ao grupo União Lágrimas do Povo, com 311 pontos, e levou para a casa 150 mil kwanzas.

Foram ainda classificados como melhores grupos tradicionais, na classe de adultos, o Nbongue ya Nkandjema, do município do Cuchi, com 302 pontos e premiado com 700 mil kwanzas, e na classe infantil o Samanhonga Upite Wakumbungue, de Menongue, com 312 pontos e rebeceu 500 mil kwanzas.

O desfile provincial edição 2023 contou com a participação de 16 grupos carnavalescos, sendo 10 de Menongue e  seis dos municípios do Cuchi e do Cuito Cuanavale, num total de oito na classe de adultos e igual número na classe infantil.

Na ocasião, a vice-governadora para o Sector Político, Social e Económico, Helena Chimena Lourenço, disse que a realização do carnaval deste ano surpreendeu pela positiva, tendo em vista que os grupos carnavalescos mostraram durante o desfile os principais valores culturais da província.

"O que mais nos deixou animado é o facto de que até na classe infantil as crianças primaram muito pelas canções e danças que identificam a nossa cultura, sem fugir da modernização",

Quanto a apoios, sublinhou que não tem sido fácil realizar carnaval a meio a tantas dificuldades que o país atravessa, reconhecendo o empenho e sacrifícios que os grupos tem demonstra-do para representar bem a maior manifestação cultural de Angola.

Para as próximas edições, garantiu que o governo local vai continuar a trabalhar para que a "festa do povo" ganhe mais grupos carnavalescos de outros municípios, nomeadamente os de Calai, Cuangar, Mavinga e Nancova, para tornar o desfile num acto provincial no seu verdadeiro sentido.

Além da participação dos grupos de animação provenientes dos municípios do Dirico, Rivungo, Menongue e Cuchi, a grande novidade do carnaval provincial edição 2023 foi o desfile dos grupos de animação de portadores de albinismo e deficientes físicos, de formas a promover cada vez mais a inclusão social desta franja da sociedade.

O responsável do União  Estrelas da Paz, Francisco Elavoco Paiva, disse que a vitória  do grupo superou mais uma vez as expectativas, servindo para valorizar o empenho dos mais de 200 integrantes.

"Foram dias de muito trabalho. Ensaiámos de baixo de sol e da chuva, porque estávamos ansiosos para mais uma vez participarmos da festa de carnaval", referiu.

Explicou que o grupo decidiu trazer como tema principal  "A covid-19", tendo em conta os prejuízos que a pandemia causou no mundo e, em particular, em Angola, o que fez com que não fosse possível a realização do carnaval por dois anos consecutivos, facto que entristeceu bastante os integrantes do grupo, que nunca deixaram de participar desta grande festa.

Francisco Elavoco destacou o  empenho,  dedicação, determinação e vontade de vencer como as principais razões  da conquista de 16 edições do carnaval provincial.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura