Regiões

Histórico: Estágio habilita mulheres para operar máquinas pesadas na mina

Adão Diogo | Saurimo

Pela primeira vez, quatro mulheres estão habilitadas para operar máquinas pesadas na mina de Catoca, depois de concluírem um estágio profissional interno ministrado pela Academia, informou, na quinta-feira, o técnico de Alianças e Parcerias, Emídio Sacomboio.

26/07/2024  Última atualização 14H16
© Fotografia por: Adão Diogo

Embora seja uma área tradicionalmente reservada para homens, Emídio Sacomboio mostrou-se satisfeito pelo desempenho das novas operadoras de máquinas mineiras que integram um grupo de 71 estudantes provenientes de diversas instituições de ensino no país que puderam estagiar na Catoca devido a convênios subscritos.

Esta é uma reviravolta na filosofia da empresa em cerca de três décadas de existência da mina, simultaneamente vem reforçar a importância da promoção de ambientes inclusivos e da superação de estereótipos, acrescentou.

Quanto ao chefe de secção de treinamento operacional Henrique Muxito deve-se apostar na continuidade da iniciativa e resgatar valências de mulheres no anonimato por limitação de oportunidades.

O estágio englobou, de entre outras actividades curriculares, a condução obrigatória de escavadoras e camiões articulados usados na transportação de massa mineira articulada, vulgo cascalho.

Para Irina Costa, uma das estagiárias, este feito é "um desafio que acresce responsabilidade e desperta alguma curiosidade pelos homens estarem habituados a deter o monopólio sobre o ofício”, portanto é "um orgulho integrar o primeiro grupo de mulheres ao volante de máquinas” como estas.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões