Regiões

Hospital da Nharêa ganha incineradora eléctrica

José Chaves | Nharêa

Uma incineradora eléctrica, destinada ao tratamento dos resíduos hospitalares, foi instalada no Hospital Municipal da Nharêa, no Bié, disse, segunda-feira, o director-geral da unidade sanitária, Adelino Camato.

30/04/2024  Última atualização 09H27
A incineradora vai reduzir o enorme volume de lixo hospitalar © Fotografia por: Edições Novembro

Com a aquisição e montagem do equipamento moderno, adiantou, o hospital vai deixar de se preocupar com o depósito das enormes quantidades de resíduos sólidos, produzidos diariamente na unidade sanitária.

O director-geral informou que, actualmente, o Banco de Urgência, Bloco Operatório e área de Análises e Ortopedia estão entre os maiores produtores de resíduos tóxicos. A incineradora, referiu, tem a capacidade de eliminar duas a três toneladas de resíduos, por dia. A máquina, avançou, vai permitir a redução drástica do volume de lixo hospitalar a ser descartado, ou impedir que estes sejam descartados em áreas inadequadas.

A unidade
O Hospital Municipal da Nharêa foi reinaugurado em 2022, no quadro do Programa Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), e tem actualmente a capacidade para 120 camas. Para Adelino Camato, a entrada em funcionamento da unidade sanitária está a permitir a redução de trans- ferência de doentes para a capital da província.

Actualmente, avançou, o Hospital Municipal da Nharêa conta com 67 funcionários, dos quais 73 técnicos de enfermagem, dois médicos e 18 administrativos. A circunscrição tem nove postos de saúde, estando quatro em funcionamento.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões