Sociedade

Hospital Dom Alexandre avalia casos pulmonares

Alberto Quiluta

Jornalista

O Complexo Hospitalar de Doenças Cardio-Pulmunares Cardeal Dom Alexandre de Nascimento realiza, hoje e amanhã, em Luanda, na Escola Nacional de Administração e Políticas Públicas (ENAPP), as II Jornadas Científicas sobre Cardio-pneumologia.

20/09/2024  Última atualização 10H40
© Fotografia por: DR
Segundo o coordenador da comissão organizadora, Edson Jurante, as II Jornadas Científicas decorrem sob o lema "Cardiopneumologia Além-Fronteiras”. O objectivo é analisar os avanços, partilhar conhecimentos científicos e perspectivar acções futuras.

O coordenador considera que, actualmente, os cardioneumologistas do país estão bem qualificados e enquadrados em ajudar nos diagnósticos eficazes de forma antecipada das doenças cardíacas e pulmonares.

O médico esclareceu que o sector tem tido uma abordagem multidisciplinar em vários níveis de actuação, assim como nos serviços técnicos para o estudo funcional e de capacidade do coração nas Unidades de Tratamento Intensivo.

Em relação ao número de profissionais existentes nas unidades hospitalares, alertou que cada hospital deve ter, pelo menos, um cardiopneumologista, de acordo com as especificidades existentes.

Edson Jurante lembrou que existem, no país, três universidades, sendo duas em Luanda e uma no Huambo, para formação de especialistas em cardiopneumologia. A Associação Angolana de Cardiopneumologistas conta com 1.500 especialistasN Nas II Jornadas Científicas vão participar prelectores nacionais, de Portugal e do Brasil.

Durante o evento serão abordados vários temas ligados à cardiopneumologia, que incluem doenças respiratórias, cardíacas, neurológicas, assim como a importância da equipa multidisciplinar para pacientes com o diagnóstico de patologias cardíacas e pulmonares.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade