Sociedade

Hospital Geral do Bengo realiza cirurgia de cataratas

Alfredo Ferreira | Caxito

Jornalista

Trezentos e oitenta pessoas, que sofrem de catarata, aderiram, sábado, na cidade de Caxito, província do Bengo, à campanha de cirurgia, que está a ser realizada e promovida, durante três dias, pelo Hospital Geral do Bengo, em parceria com o Instituto Oftalmológico Nacional Angolano (IONA).

15/09/2024  Última atualização 12H22
Governadora do Bengo interage com os primeiros utentes © Fotografia por: Edmundo Eucílio | Edições Novembro
A campanha massiva, que decorre até amanhã, foi aberta sexta-feira, com o objectivo de responder às várias solicitações que o hospital recebeu desde a inauguração em 2023. Para a campanha massiva estão disponíveis oito médicos cirurgiões e 17 enfermeiros.

A governadora do Bengo, que testemunhou o acto de abertura da campanha, apelou a todos os pacientes que acorreram à unidade sanitária a colaborarem com os técnicos de Saúde. Maria Antónia Nelumba disse que é a primeira vez que o Bengo realiza uma campanha massiva para combater a enfermidade.

No próximo mês de Outubro, anunciou, a campanha vai estender-se aos outros municípios. "Estamos a criar as condições, em conjunto com a direcção do hospital e Instituto Oftalmológico Nacional Angolano, para o cadastramento e tratamento de pessoas que sofrem há vários anos desta patologia”, disse.

O projecto

O director do Hospital Geral do Bengo, Geovani Malega, disse que 60 por cento dos pacientes que solicitaram o tratamento da catarata pertencem à província do Bengo, 30 por cento de Luanda e 10 por cento do Zaire e Uíge.

A unidade hospitalar, informou, foi implementada para tratar de patologias de alta complexidade e responder às longas filas de espera em determinadas especialidades, com realce para a catarata. A campanha massiva, avançou, está a ser promovida devido ao número de solicitações. "Juntamos médicos cirurgiões do IONA para fazer parte do corpo clínico e assim responder ao tratamento dos pacientes”, realçou.

Geovani Malega disse que a instituição tem o registo de pedidos para outras especialidades, que dentro em breve vão ser respondidos, adiantando que desde a inauguração já foram realizadas mais de duas mil cirurgias diversas. A próxima campanha massiva, anunciou, vai ser direccionada para a cirurgia da hérnia.

Os técnicos do Instituto Oftalmológico Nacional Angolano (IONA) prometeram fazer tudo para que as cirurgias decorram com sucesso. A directora clínica da instituição, Isabel Cauende, disse que pela primeira vez uma equipa de técnicos se desloca ao Bengo para responder às necessidades dos pacientes com cataratas.

A campanha massiva de cataratas, sublinhou, não vai só ficar pelo Bengo, mas se vai estender às outras províncias, para que se possa realizar o maior número de cirurgias. "Este ano já foi realizada uma campanha massiva na província do Namibe, onde foram reavaliados um total de mais de 170 pacientes, hoje com a visão melhorada. Com este trabalho estamos a prevenir a cegueira”, disse.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade