Economia

Hotel privatizado no Dundo: IGAPE formaliza entrega à Endiama

Armando Sapalo | Dundo

Jornalista

A Empresa Nacional de Diamantes de Angola (Endiama) recebeu sexta-feira última, formalmente, o Hotel IU, de 64 quartos, localizado na cidade do Dundo, capital da Lunda-Norte, na sequência do leilão inserido no concurso lançado a 16 de Maio do corrente ano, pelo Instituto de Gestão de Activos e Participações do Estado (IGAPE), em Luanda.

11/08/2024  Última atualização 09H14
Endiama é o novo proprietário do Hotel IU do Dundo © Fotografia por: Txitxi Baptista | Edições Novembro

A diamantífera passou a ser dona de um dos empreendimentos antes pertencente à rede de unidades hoteleiras da IU,  espalhadas pelo país, mediante a observância da Lei de Base das Privatizações em vigor no país, no âmbito do Programa de Privatizações (PROPRIV 2023-2026) do Estado angolano.

Sem avançar números, em termos do investimento aplicado para a aquisição do hotel, o administrador executivo da Endiama para as Operações Mineiras, Administração e Recursos Humanos , Domingos Margarida, explicou à imprensa que com a formalização da recepção da infra-estrutura, a empresa aumenta o número de quartos na cidade do Dundo.

A par do novo IU, a Endiama já  possui um hotel  de 54 quartos, que opera na cidade do Dundo desde  2008.

"Acabamos de testemunhar a recepção oficial da aquisição deste hotel, que a Endiama adquiriu por meio da participação do leilão que o IGAPE levou a cabo. Com isso, vamos aumentar o número de quartos disponíveis na cidade do Dundo. Com os 64 quartos desta nova unidade, que adquirimos via leilão, somamos com os 54 do Hotel Diamante e pensamos que estamos em posição de dar resposta ao sector”, considerou Domingos Margarida.

O administrador executivo da Endiama realçou que a par do apoio que a empresa tem estado a dar, com vista ao fortalecimento do sector empresarial da província, a compra da unidade hoteleira vai, igualmente, garantir novos empregos à juventude da Lunda-Norte.

O projecto, segundo Domingos Margarida, consta não só da diversificação de fontes de receitas da companhia diamantífera, mas também reforçar as acções de responsabilidade social.

Disse que o empreendimento vai ainda facilitar a realização das actividades planificadas pela Endiama no Dundo, mas por falta da capacidade de resposta da rede hoteleira local muitas delas não foram concretizadas.   

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia