Sociedade

I Congresso Hospitalar é aberto hoje no Lubango

Francisco Pedro | Lubango

Jornalista

Médicos, enfermeiros, técnicos e estudantes de medicina das províncias da Huíla, Benguela, Cunene e Cuando Cubango participam, de hoje até sexta-feira, na cidade do Lubango, no primeiro Congresso Hospitalar da Região Sul.

23/09/2024  Última atualização 10H11
© Fotografia por: Direitos Reservados

Realizado pelo Hospital Central do Lubango "Dr. António Agostinho Neto”, sob o lema "Um Olhar sobre a Inovação, Gestão da Qualidade e Investigação Científica Operacional nas Organizações de Saúde. Que Caminhos?”, o evento conta com a participação de especialistas e investigadores de Moçambique, Cabo Verde, Brasil, Portugal, Cuba e do Reino Unido.

O presidente da comissão organizadora, Fortunato Silva, disse que a formação constante dos quadros do sector vai permitir melhorar os serviços de saúde prestados a nível das unidades sanitárias. 

O Congresso, informou, vai primar pela elevada qualidade em diversas áreas, tais como a transmissão de conhecimentos, partilha de experiências, divulgação dos avanços no diagnóstico e terapêutica, assim como na criação de um diálogo construtivo entre os participantes.

"Esta primeira edição destaca o papel central da gestão participativa na decisão e na gestão clínica, na multidisciplinaridade, na planificação dos cuidados de saúde com qualidade e no uso das novas tecnologias ao serviço do utilizador”.

Fortunato Silva referiu que a criação de equipas diversificadas e com uma visão dos problemas das populações requer um alto nível de organização e qualidade dos serviços prestados nas instituições públicas. "Só com profissionais bem formados e com capacidade de liderança poderemos ultrapassar os actuais desafios”, sublinhou.

Um dos passos para a construção de um futuro baseado no desenvolvimento sanitário sustentável, disse, passa, necessariamente, pelo reforço da capacitação dos quadros do Serviço Nacional de Saúde (SNS), da participação activa das administrações locais e regionais e das comunidades.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade