Sociedade

Igreja Católica: Centro da Banga elevado à paróquia

O Centro Pastoral da Banga, afecto à Igreja Católica, foi elevado, sexta-feira, à categoria de paróquia, com a designação de São Domingos de Gusmão. A cerimónia foi orientada pelo bispo da Diocese de Ndalatando, Dom Almeida Canda.

10/08/2024  Última atualização 08H30
© Fotografia por: DR
No acto, o administrador municipal da Banga, Leopoldo dos Santos, que testemunhou a cerimónia, reconheceu que a Igreja Católica tem desempenhado um papel importante, tanto na identificação como na solução de problemas comunitários.

"O apoio da Igreja Católica tem ido, muitas vezes, além das áreas de formação ou da saúde. Os principais beneficários de muitas das iniciativas da instituição têm sido as comunidades, em especial as mais vulneráveis e em zonas de difícil acesso”, adiantou.

O administrador acredita que a data da criação da paróquia vai ficar na memória dos munícipes da Banga, em particular da comunidade cristã. "Está celebração religiosa possui uma importância especial para a comunidade católica residente na Banga”, disse.

Centenas de fiéis, oriundos de vários pontos da Província, participaram do acto, assim como missionários, padres e madres de distintos municípios.

O Centro Pastoral da Banga, explicou, foi fundado em 1966 e está sob a gestão do Padre Mariano Dinha Domingos.

Marcelo Manuel | Banga

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade