Sociedade

INAGBE tem disponíveis mais de 10 mil bolsas internas de estudo

Dumilde Manuel

O Instituto Nacional de Gestão de Bolsas de Estudo (INAGBE) prevê, para o próximo mês de Outubro, a abertura do processo de candidaturas para mais de 10 mil bolsas de estudo internas, referentes ao ano académico 2024/2025, informou o director-geral da instituição.

29/08/2024  Última atualização 06H11
Director-geral da instituição, Milton da Silva Chivela © Fotografia por: DR
Milton da Silva Chivela explicou que as bolsas de estudo são destinadas a jovens com até 25 ou 35 anos, para os candidatos com deficiência física, visual, albinismo, entre outras, que estejam a frequentar o primeiro ou segundo anos, matriculados nas Instituições de Ensino Superior devidamente acreditadas pelo Instituto Nacional de Avaliação, Acreditação e Reconhecimento de Estudos do Ensino Superior (INAAREES).

Em relação às bolsas externas, Milton da Silva Chivela esclareceu que não há um período fixo para as candidaturas, tendo em conta que dependem das ofertas formativas recebidas de outros países.

"Já tivemos candidaturas para o ano académico 2024-2025 para países como Hungria, Sérvia, Portugal, Brasil e China. No entanto, as próximas candidaturas externas serão para o ano académico 2025-2026”, explicou.

Quanto aos critérios de idade para bolsas externas, Milton da Silva Chivela explicou que permanecem inalterados, com um limite de 22 anos para candidatos à licenciatura e entre 35 e 45 anos para mestrado e doutoramento, respectivamente, os docentes ou investigadores científicos estão isentos deste requisito, desde que comprovem o vínculo institucional.

Milton da Silva Chivela reiterou o compromisso do INAGBE em apoiar a formação de quadros qualificados para o desenvolvimento do país.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade