Sociedade

INAMET lança alerta pelos relâmpagos

Engrácia Francisco

Jornalista

O director-geral do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INAMET) afirmou, que no final da época de chuva, ainda é possível verificar o fenómeno das descargas atmosféricas com muita frequência.

17/04/2024  Última atualização 09H53
João Afonso pede mais cuidado perante as descargas atmósfericas © Fotografia por: DR
João Afonso pediu, por isso, à população para seguir as recomendações do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB) em relação aos cuidados a ter perante este fenómeno. "O INAMET tem disponibilizado, diariamente, previsões dos fenómenos atmosféricos, através dos canais de comunicação habituais”, sublinhou. 

Cacimbo

As mudanças climáticas, explicou, têm impactos em diferentes localidades do mundo. De acordo com o relatório da Organização Mundial de Meteorologia (OMM), citou, os últimos oito anos foram os mais quentes já registados, com o aumento do nível do mar e o aquecimento dos oceanos atingindo novos recordes. Em relação à temperatura do ar, o director disse que, no mesmo período, houve subidas acima da média histórica em quase todo o território nacional. "Em algumas localidades das províncias do Cuando Cubango, Moxico e Huíla, os valores da temperatura do ar foram de 4 graus célsius acima da média”, informou, acrescentando que estamos a registar uma época chuvosa atípica, muito quente quando comparada com as anteriores.

Seca

Através do Índice Padronizado de Precipitação, revelou, verifica-se que grande parte das províncias do Moxico e Cuando Cubango estão sob o fenómeno de seca meteorológica de intensidade severa, chegando a atingir o extremo nos municípios do Moxico, Luchazes, Alto Zambeze, Bundas, Cameia e Luacano (Moxico) e no Rivungo, Dirico, Mavinga, Calai, Cuangar e Nancova (Cuando Cubango).

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade