Política

Inaugurado Consulado da Indonésia em Luanda

Pedro Bica| Jornalista

A directora-geral do Instituto das Comunidades Angolanas no Exterior e Serviços Consulares, Maria Filomena António, defendeu, esta terça-feira, em Luanda que a abertura do consulado da Indonésia, em Angola significa maior aproximação e estímulo nas trocas comerciais.

23/04/2024  Última atualização 15H32
© Fotografia por: Arsénio Bravo|Edições Novembro

A responsável fez esta afirmação no acto de inauguração do Consulado indonésio, tendo realçado, que o actual momento simboliza um marco importante de cooperação nos domínios dos petróleos, educação, ensino superior, comércio, indústria, gás e agricultura.

"A Abertura deste consulado honorário significa o impulsionar das trocas comerciais dos dois países, facilitar a vinda de empresários da Indonésia, através da captação de investimento para a perspectiva da conclusão dos acordos pendentes”, disse.

Maria António deu a conhecer, no entanto, que a par disso, a Indonésia consta da lista dos 98 países abrangidos pelo Decreto Presidencial Nº189, sobre o processo de Simplificação do Turismo para Angola.

A responsável explicou, que o consulado recém-inaugurado vai contribuir para o fortalecimento das relações de cooperação bilateral, sendo a Indonésia um gigante do Sudoeste asiático com potencialidades indústrias identificadas.

Durante a sua alocução, a responsável assegurou ainda que tem sido estratégia política do Executivo Angolano, em criar mecanismos mais actuantes com vista aumentar a sua presença em países e regiões com potencialidades económicas e comerciais. 

Importa realçar, que no domínio diplomático-consular, Angola e a Indonésia assinaram o Acordo Geral de Cooperação Económico Técnico-científica e Cultural, o Memorando sobre Consultas Políticas, Acordo de Isenção de vistos em passaportes diplomático e de serviço e um memorando de Entendimento entre as Câmaras de Comércio e Indústria.

"Consideramos a Indonésia um importante parceiro da cooperação Sul-Sul, que teve um crescimento econômico muito rápido com o avanço da industrialização, exportações, aproveitando os seus recursos naturais, como o petróleo e gás, e com a sua autossuficiência em bens de primeira linha e não só”, lembrou.

Angola e Indonésia no bom caminho

Por sua vez, o embaixador Plenipotenciário da Indonésia acreditado em Angola, Wisnu Edi Pratignyo, assegurou na ocasião, que as relações bilaterais estão agora no bom caminho através do consulado.

O diplomata lembrou igualmente que doravante o consulado honorário da Indonésia em Angola será a porta do estreitamento da cooperação, fortalecimento e de expansão de outras áreas de interesse mútuo.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política