Opinião

02/06/2024 Última atualização 12H35
Opinião

Não há intelectuais na política?

A fidelidade ou militância associativa de um indívíduo não condiciona o ser intelectual. Não há um nexo de casualidade e consequência entre militância política e ser intelectual. Haveria, sim, essa relação se o indivíduo, por tal militância, deixasse de ter liberdade de pensamento e expressão, de acesso à informação, de escolha ou de associação

02/06/2024 Última atualização 12H25
Opinião

Memórias e Mitos da nossa História (II)

Não é bom ser aventureiro, mas fugir aflito com o rabo entre as pernas, sem nada para fazer nem lugar para onde ir, como em “Born in the USA”, a canção do velho Bruce Springsteen, não é de facto uma solução racional. E também não se deseja a ninguém.

02/06/2024 Última atualização 12H25
Opinião

O poder do pensamento

Na vastidão dos pensamentos, reside o poder de moldar nossas vidas. É como se fôssemos artesãos do destino, esculpindo cada dia com as nossas escolhas mentais. No entanto, nessa oficina da mente, há duas ferramentas poderosas que podem determinar o curso das nossas jornadas: o pensamento positivo e o pensamento negativo.

02/06/2024 Última atualização 10H42
Opinião

As energias renováveis (2)

O crescimento no consumo de energia provêm de fontes renováveis, factor impulsionado por políticas de vários governos em relação à segurança energética, bem como em reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

02/06/2024 Última atualização 10H41
Opinião

O futuro do continente africano e as suas contribuições globais

“À medida que o século avança, África tornar-se-á cada vez mais um dos principais motores económicos do mundo." Paul Kagame no Africa CEO Fórum 2024.

02/06/2024 Última atualização 10H38
Opinião

Passos consideráveis

O Executivo angolano deu mais um passo concreto no que diz respeito à melhoria da produção de energia eléctrica e gestão de recursos hídricos, tendo em vista à procura de soluções para as crescentes necessidades da população.

01/06/2024 Última atualização 14H05
Opinião

O futuro do ANC

Todos os indícios apontam para que, na África do Sul, o partido no poder, o ANC, possa perder a sua maioria no Parlamento. Isto forçá-lo-ia a uma coligação, possivelmente com a Aliança Democrática (AD), que recolhe apoio principalmente da população branca, ou com o novo partido Umkhonto we Sizwe, fundado pelo ex-Presidente Jacob Zuma. O mundo está surpreendido que o partido de Nelson Mandela, que desempenhou um papel crucial no fim do apartheid e teve um apoio imenso da comunidade negra, possa ver o seu domínio diminuir.

01/06/2024 Última atualização 14H05
Opinião

O familiar à parte

A sociedade atribui aos seus membros, logo que o sopro de vida se inaugura no choro à distância do silêncio, edifícios assimétricos. A incrustação do fio de prumo varia, assim como o seu comprimento e peso. A construção da consciência de uns respira orientada à existência de auxílio. Em todas as fases que derem lugar à concretização dos próprios caprichos, apetites, sonhos e propósitos de vida, tenham em mente, de antemão, segundo a insistente observação da profecia ainda em anúncio, que apenas o azar bwé enorme lhes dará caminhadas só e só consigo mesmo.

01/06/2024 Última atualização 14H05
Opinião

Hoje é Dia Internacional da Criança

A celebração da efeméride, para lá das actividades lúdicas, marcadas por realizações de festas e entrega de brinquedos à criança, deve ser considerada uma importante oportunidade para o exercício de reflexões que visem encontrar, com a máxima celeridade, os mecanismos mais eficientes e eficazes, que representem a materialização da felicidade das crianças, na sua plenitude.

31/05/2024 Última atualização 14H40
Opinião

A importância das cooperativas no combate à fome e à pobreza

A secretária-geral da Organização da Mulher Angolana (OMA), Joana Tomás, esteve recentemente em visita às províncias do Bié e Cuando Cubango, no âmbito de um projecto denominado “Roteiro Kudima”, e o que saltou à vista, de modo particular, foram as dificuldades que as cooperativas agrícolas enfrentam, umas mais que outras, para levar a bom porto os seus negócios.

31/05/2024 Última atualização 14H35
Opinião

O factor confiança nas Relações Humanas

Ainda que passe despercebida, por muitas pessoas e organizações, a confiança é a base das suas próprias existências e relações com terceiros. Quem não confia em ninguém, paralisa, isso é, tentará, em vão, fazer sozinho tudo que a vida humana exige ou estará eternamente inseguro e votado ao fracasso.

31/05/2024 Última atualização 14H35
Opinião

Acordos de Bicesse trinta e três anos depois

Hoje, completam-se 33 anos desde que foram rubricados os Acordos de Paz de Bicesse, também conhecidos como Acordos do Estoril, a primeira tentativa formal de compromisso escrito para um cessar-fogo, reconciliação nacional e transição para a democracia emAngola, dezasseis anos depois da Independência Nacional.