Opinião

08/06/2024 Última atualização 11H55
Opinião

UNIC: uma aposta audaciosa no coração de Angola

Quando no final de 2021 comecei a ler relatórios e livros de diversos tipos, semanas antes de incorporar-me como Embaixador de Espanha em Angola, já me tinha chamado a atenção a informação de que uma universidade espanhola estava prestes a ser inaugurada numa cidade de nome exótico para mim, Cuito, numa província no interior do país. Rapidamente, procurei um mapa de Angola para localizar a referida cidade que, longe do que imaginava, estava no centro geográfico deste extenso país. Pesquisando um pouco pelo Google, aprendi que a referida cidade estava no planalto central e tinha sofrido muito durante a guerra civil de Angola, guerra na qual foram plantadas milhares de minas e que havia sido lugar de batalhas sangrentas.

08/06/2024 Última atualização 11H55
Opinião

Crianças como agentes para o futuro da sociedade

Neste mês de Junho, mundialmente dedicado às crianças, reflectimos sobre como o mundo as vê e trata. O respeito pelos seus direitos são a base desse olhar, conforme estabelecido pela Convenção sobre os Direitos da Criança das Nações Unidas.

07/06/2024 Última atualização 13H15
Opinião

Eleições na África do Sul alteram o xadrez político

Os resultados finais das eleições gerais na África do Sul, divulgados domingo, confirmaram a perda, pelo Congresso Nacional Africano (ANC), da maioria absoluta no Parlamento na sequência do pleito de quarta-feira (29.05), naquilo que está a ser considerado como o pior desempenho da formação política nos últimos 30 anos e uma derrota para o partido de Nelson Mandela, ícone da luta contra o regime de apartheid.

07/06/2024 Última atualização 13H10
Opinião

Água e Desenvolvimento Sustentável: Missão Impossível? (I)

A faltar seis anos para a data em que a comunidade internacional estabeleceu como meta para o cumprimento dos “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” e face ao insuficiente progresso a nível global até agora alcançado, praticamente tornou-se uma missão verdadeiramente difícil de atingir o proposto.

07/06/2024 Última atualização 13H05
Opinião

Combate à pesca ilegal no país

Há dias, a ministra das Pescas e Recursos Marinhos revelou que o país perde para a pesca ilegal cerca de 20 mil milhões de kwanzas, o equivalente a mais ou menos 24 milhões de dólares, um dado perturbador a todos os títulos e que remete para a tomada de medidas drásticas.

06/06/2024 Última atualização 10H20
Opinião

Luanda de sorriso doce

Luanda desabrochou bonita nas cores de luares, nasceres e ocasos do sol, em berço de areais imaculados enfeitados com conchas de tons múltiplos beijados por preguiçosas ondas de mar, também feitas kalembas de afastar indesejáveis intrusos.

06/06/2024 Última atualização 10H10
Opinião

Compadre Martinho, Axé

Dado à estampa pela editora brasileira PLANETA, acabo de receber autografado o último livro do compadre Zé Ferreira. Um livro singular. Logo no prólogo, o autor avisa que é uma autobiografia, mas escrita como se fosse ficção em que autor conversa consigo próprio, isto é o cidadão, Martinho da Vida conversa com o artista Martinho da Vila.

06/06/2024 Última atualização 10H05
Opinião

Ambiente sadio e ecologicamente equilibrado

Os problemas ambientais ganham, hoje, uma dimensão nunca antes vista e despertam a atenção de maneira transversal ao ponto de juntar governantes e governados sob as mesmas plataformas de preocupação e reflexão.

05/06/2024 Última atualização 15H00
Opinião

Era dos Presidentes fardados em África: Uma análise pós-golpes de Estado

O continente africano tem sido palco de inúmeras transformações políticas. Entre estas, destaca-se a “Era dos Presidentes fardados em África”, marcada por uma série de golpes de Estado que resultam na ascensão de líderes militares ao poder.

05/06/2024 Última atualização 15H00
Opinião

Haiti e a solidariedade africana

A primeira nação negra independente, o Haiti, é hoje uma amálgama de ingovernabilidade e criminalidade urbana sem precedentes, uma realidade que lembra não apenas os efeitos da miserável colonização francesa, os anos que as sucessivas administrações americanas faziam daquele país “quintal dos Estados Unidos”, as décadas de ditaduras vividas, mas também alguma falta de solidariedade da parte da União Africana.

05/06/2024 Última atualização 14H55
Opinião

Pensão e dignidade aos antigos combatentes

Em qualquer Estado moderno, com uma natureza pós-conflito, exactamente como o nosso, em condições normais e sem quaisquer exageros, os antigos combatentes e deficientes de guerra, bem como os familiares de combatentes tombados ou perecidos, deviam ser parte de um segmento especial em matéria de tratamento social.

04/06/2024 Última atualização 12H30
Opinião

O controlo da narrativa e o atraso africano

Todos os dias, centenas de jovens africanos rumam para outras geografias, nomeadamente a Europa e América, em busca de oportunidades e condições de vida. Fogem das guerras, da vida miserável e sem futuro a que estão sujeitos nas suas próprias terras. São imigrantes africanos.