Opinião

26/06/2024 Última atualização 09H20
Opinião

Preservar o ambiente é um dever de cidadania

A crise da civilização passa também pela forma como os Estados promovem as políticas públicas de âmbito ambiental ou o respeito dos cidadãos pelo ambiente.

26/06/2024 Última atualização 09H19
Opinião

Melhorar a qualidade das despesas públicas

O país tem quase tudo por fazer em todos os sectores, com realce para aqueles considerados básicos para que uma sociedade atinja os mínimos indicadores aceitáveis de desenvolvimento, tais como Educação, Saúde, Águas, Energia e vias de comunicação.

25/06/2024 Última atualização 08H30
Opinião

O papel do programa de ética e integridade no serviço público

Regista-se de um tempo a esta parte na sociedade angolana um ambiente que estimula a reflexão em torno da importância da ética e deontologia profissional, visando promover no contexto social e organizacional a cultura de integridade na conduta pessoal e sobretudo na gestão da coisa pública para melhor servir o cidadão em razão de ser o Alfa e o Ômega da Administração pública.

25/06/2024 Última atualização 08H28
Opinião

Uma coisa de cada vez

Ontem, ligou-me um velho amigo para recordar-me de uma conversa acalorada que tivemos há uns anitos sobre credibilidade dos órgãos de comunicação social.

25/06/2024 Última atualização 08H26
Opinião

Esta violência não nos pertence

O último fim-de-semana ficou marcado, dentre outros acontecimentos, pela agressão física de que foi vítima a cidadã Solange Almeida, técnica da Direcção Municipal de Acção Social e Responsável do Centro de Acolhimento da Igreja Católica do Santo António, Bairro Caputo, em Benguela, acusada pelos seus algozes de estar a traficar crianças.

24/06/2024 Última atualização 09H34
Opinião

O papel do programa de Ética entegridade no serviço público

Nesta conformidade, os programas de ética e integridade, constituem uma questão de estratégia embasada no processo de investimento para o sucesso, a promoção da cultura de deontologia profissional, de boa educação, governança corporativa, práticas de compliance, liderança organizacional, combate a corrupção e qualidade na prestação de serviços para o bem comum.

24/06/2024 Última atualização 09H32
Opinião

Reforma eleitoral e o imobolismo da oposição

Como tem acontecido em todas as eleições, o maior partido da oposição contestou os resultados eleitorais de 2022 por alegadas irregularidades na contagem.

24/06/2024 Última atualização 09H31
Opinião

Quarto de século de prisão para a vandalização de bens públicos

Durante a 6.ª reunião plenária ordinária da 2.ª sessão legislativa da V Legislatura da Assembleia Nacional, realizada na última quarta-feira, o referido órgão de soberania aprovou, na generalidade e por unanimidade, a proposta de Lei sobre Vandalização dos Bens Públicos e Serviços Públicos.

23/06/2024 Última atualização 11H25
Opinião

Motoqueiros em velocidade generalizada - II

A vida tem ironias deste tipo. Man Leleko, 34 anos, morreu num trágico acidente, em cima de uma motorizada a alta velocidade, mas foi a enterrar por cima de um féretro a marcar passo. Agora, a pressa acabou e todos choram com a maior lentidão.

23/06/2024 Última atualização 11H23
Opinião

(Re)construir uma república geral da audácia

Escrevo pelas mãos que plantam audácias.

23/06/2024 Última atualização 11H22
Opinião

Símbolos de resistência contra o mal

Nzuzi nasceu em Alfândega, um pequeno vilarejo do Norte de Angola. Chegado a Luanda em meados dos anos noventa do século finado, ainda criança, viu o mundo da escola fugir-se dele por não lhe terem dado a oportunidade de deslizar persistentemente o lápis sobre o papel até dar forma às figuras geométricas, letras e números passa hoje grande parte do seu tempo sobre a sombra duma mulemba, numa das ruas da zona urbana de Luanda onde faz da lavagem de carros o seu ganha pão.

23/06/2024 Última atualização 11H05
Opinião

Histórias filosóficas e filosofias da Rússia contemporânea - IV

O relativo fracasso da iniciativa de paz do Presidente ucraniano Volodymyr Zelinski suscita interesse no contexto da conversa que temos vindo a desenvolver sobre a filosofia russa contemporânea. Neste caso, pode dizer-se que, contrariamente ao que vem nos livros do Ocidente, o raciocínio dialéctico não parece ser a matriz do pensamento político dos líderes ocidentais. O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, desafiou os líderes europeus e norte-americanos, ao formular uma proposta para o fim da guerra na Ucrânia. Percebe-se que, neste momento, a polarização entre o Ocidente e a Rússia inspira-se, em maior ou menor medida, nas filosofias políticas e filosofias das relações internacionais subjacentes aos discursos políticos. Por isso, nós preferimos ir para lá das convicções que constituem o capital intelectual dos líderes. Preferimos relacionar o estado de coisas com a história do pensamento contemporâneo russo. Vamos seguir os traços de Vladimir Veniaminovich Bibikhin (1938–2004), um filósofo russo que levou a sério a necessidade de dialogar com o Ocidente