Opinião

26/05/2024 Última atualização 09H44
Opinião

Tudo parece arte, até a “dourada”

Completar-se-ia 30 dias de estada em Sea Point (África do Sul) com o passaporte de Serviço, o que demandava sair e reentrar antes de transcrever o mês de permanência. Entre Windhoek (diversas vezes visitada) e Maputo, que estava no desejo, a escolha foi para a terra incógnita, embora desaconselhado por causa de alguns tumultos no Norte daquele país.

26/05/2024 Última atualização 09H37
Opinião

Cultura une amor e política

O amor é aquele, o fraterno, onde se encaixam todas as virtudes e se aceitam os defeitos alheios. A política na sua matriz ideológica separa os humanos, mas tem fraquezas no amor. O político na hora das emoções verga-se ao amor. Desde logo, sente paixão, inclinação…

26/05/2024 Última atualização 09H30
Opinião

Leo Strauss, clássicos ocidentais e díscípulos - II

Após a publicação do livro de Francis Fukuyama “O Fim da História e o Último Homem”, o conceito de “fim da história” tornou-se moeda corrente para explicar os fenómenos políticos radicais das últimas décadas do século XX, entre os quais as mudanças políticas desencadeadas por Mikhail Gorbachov (1931-2022), a que se seguiu a queda do Muro de Berlim. Em simultâneo, o nome do filósofo franco-russo Alexandre Kojève ganhava notoriedade, revelando-se como o mais importante intérprete do “fim da história”, conceito que jazia na obra do filósofo alemão G.Wilhelm F. Hegel(1770-1831).Sobre a obra de Kojève, aprofundei a minha curiosidade em 1991, após a obtenção de novas referências através da revista francesa “Magazine Littéraire” que tinha publicado um dossier dedicado a Hegel e sua “Fenomenologia do Espírito”.Data dessa época o renovado interesse do grande público norte-americano, fora do circuito académico, pela obra de Alexandre Kojève (1902-1968), um amigo do filósofo germano-americano Leo Strauss(1899-1973).

26/05/2024 Última atualização 08H19
Opinião

Golpe de Estado falhado na RDC

O golpe de Estado falhado na República Democrática do Congo (RDC) permanece envolto em mistério, mas a natureza megalómana do seu líder, Christian Malanga, é evidente. Embora a ambição política seja comum, a busca de poder por Malanga sugere um perigoso desejo de ditadura.

26/05/2024 Última atualização 08H18
Opinião

A educação para a cidadania: Premissa para a construção da Nação

A pergunta de partida para a reflexão de hoje é: o que é educação? Segundo Émile Durkheim, a educação é a acção exercida pelas gerações adultas sobre aquelas que ainda não estão preparadas para a vida em sociedade.

26/05/2024 Última atualização 08H17
Opinião

Que venha a Cirurgia Robótica!

À semelhança do que acontece noutras ciências, a medicina está em constante evolução e, com o advento das tecnologias digitais, esse progresso vem acelerando cada vez mais.

25/05/2024 Última atualização 16H15
Opinião

A maior reunião internacional da actual administração coreana

Nos dias 4 e 5 de Junho terá lugar, em Seul, a 1.ª Cimeira Coreia-África. Prevê-se que a Cimeira, com a particularidade de ser a inaugural, seja a maior reunião internacional da actual administração coreana. Isto reflecte o empenho do Presidente Yoon Suk-yeol em promover uma parceria mutuamente benéfica, sustentável e estratégica a longo prazo com África, em consonância com a visão da Coreia de se tornar um Estado Global Pivotal, por um lado.

25/05/2024 Última atualização 16H15
Opinião

O impacto da Ética na Educação Familiar e estabilidade social

Os problemas que a era contemporânea apresenta, sobretudo no capítulo dos valores morais, éticos, cívicos, culturais, epistemológicos e religiosos obrigam, quer queiramos quer não, a reflectir sobre o papel da família com o fito de saber se ela tem ou não cumprido com as atribuições sociais, tendo em conta a sua dimensão pedagógica e sociológica na preparação do homem para a vida.

25/05/2024 Última atualização 16H10
Opinião

Hoje é dia do continente Berço da Humanidade

A tentativa de golpe de Estado registada na madrugada do passado domingo, 19 de Maio, na República Democrática do Congo, pode ser considerada uma nódoa vertida sobre a manta em que se preparava a celebração do 61.º aniversário da criação da Organização de Unidade Africana (OUA), criada, dentre outros, com o objectivo de unir África e promover o desenvolvimento do continente.

24/05/2024 Última atualização 14H10
Opinião

África assinala aniversário com novos desafios à porta

Assinala-se amanhã, o Dia de África, também conhecido como Dia de Libertação da África. Há 61 anos, portanto, em 1963, nascia, nesse dia e mês, em Addis Abeba, a Organização de Unidade Africana (OUA), instituída por 32 Chefes de Estado e de Governo africanos que se reuniram na capital etíope para tomar uma posição de apoio inequívoco à luta dos movimentos de libertação contra a colonização europeia e contra o regime de apartheid, que vigorava na África do Sul.

24/05/2024 Última atualização 14H10
Opinião

Conhecimento no contexto do desenvolvimento sustentável

Ao longo da História da humanidade, o conhecimento, circunscrito à forma genérica, fundamenta-se na capacidade humana de entender as coisas. Além disso, ele pode ser aplicado, criando e experimentando o novo. Essa habilidade é exclusiva do ser humano. E diferenciam-se dos animais por estes desenvolverem mecanismos de aprendizagem por meio de acções práticas e da repetição de experiencias.

24/05/2024 Última atualização 14H05
Opinião

A “rédea curta” às casas de pesagem de material ferroso

Já muito se falou sobre os materiais ferrosos levados às chamadas casas de pesagem, o papel destas últimas e as consequências que a sociedade, de uma maneira geral, enfrenta por esta acção de depredação de bens públicos e privados.