Opinião

23/06/2024 Última atualização 11H25
Opinião

Motoqueiros em velocidade generalizada - II

A vida tem ironias deste tipo. Man Leleko, 34 anos, morreu num trágico acidente, em cima de uma motorizada a alta velocidade, mas foi a enterrar por cima de um féretro a marcar passo. Agora, a pressa acabou e todos choram com a maior lentidão.

23/06/2024 Última atualização 11H23
Opinião

(Re)construir uma república geral da audácia

Escrevo pelas mãos que plantam audácias.

23/06/2024 Última atualização 11H22
Opinião

Símbolos de resistência contra o mal

Nzuzi nasceu em Alfândega, um pequeno vilarejo do Norte de Angola. Chegado a Luanda em meados dos anos noventa do século finado, ainda criança, viu o mundo da escola fugir-se dele por não lhe terem dado a oportunidade de deslizar persistentemente o lápis sobre o papel até dar forma às figuras geométricas, letras e números passa hoje grande parte do seu tempo sobre a sombra duma mulemba, numa das ruas da zona urbana de Luanda onde faz da lavagem de carros o seu ganha pão.

23/06/2024 Última atualização 11H05
Opinião

Histórias filosóficas e filosofias da Rússia contemporânea - IV

O relativo fracasso da iniciativa de paz do Presidente ucraniano Volodymyr Zelinski suscita interesse no contexto da conversa que temos vindo a desenvolver sobre a filosofia russa contemporânea. Neste caso, pode dizer-se que, contrariamente ao que vem nos livros do Ocidente, o raciocínio dialéctico não parece ser a matriz do pensamento político dos líderes ocidentais. O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, desafiou os líderes europeus e norte-americanos, ao formular uma proposta para o fim da guerra na Ucrânia. Percebe-se que, neste momento, a polarização entre o Ocidente e a Rússia inspira-se, em maior ou menor medida, nas filosofias políticas e filosofias das relações internacionais subjacentes aos discursos políticos. Por isso, nós preferimos ir para lá das convicções que constituem o capital intelectual dos líderes. Preferimos relacionar o estado de coisas com a história do pensamento contemporâneo russo. Vamos seguir os traços de Vladimir Veniaminovich Bibikhin (1938–2004), um filósofo russo que levou a sério a necessidade de dialogar com o Ocidente

23/06/2024 Última atualização 07H33
Opinião

Sem Deus, que futuro?

Concretamente nestes tempos de globalização, torna-se mais claro que não haverá paz entre as nações sem diálogo inter-religioso. Como não se cansou de repetir o teólogo Hans Kung: “Não haverá paz entre as nações sem paz entre as religiões. Não haverá paz entre as religiões sem diálogo entre as religiões.

23/06/2024 Última atualização 07H32
Opinião

Desigualdade e meritocracia: a luta contra a desigualdade social como defesa de pertença dos membros da sociedade angolana

A luta contra a desigualdade social é um esforço ativo para promover a igualdade de oportunidades e tratamento justo para todos na sociedade. Isso envolve a criação e defesa de políticas que eliminem desigualdades em áreas como educação, saúde, emprego, renda e direitos civis e políticos.

23/06/2024 Última atualização 07H30
Opinião

Legalização de farmácias

Hoje, em quase todas as ruas de Luanda, existe, pelo menos, uma farmácia, um indicativo de que a actividade é lucrativa. Pelo contrário, não estariam a surgir como aparecem.

22/06/2024 Última atualização 14H35
Opinião

Diagnóstico errado da crise

A ascensão do populismo de direita na Europa é um fenómeno complexo, muitas vezes atribuído a ansiedades em torno da imigração. A retórica populista retrata frequentemente os imigrantes como um fardo para o emprego, oportunidades e serviços sociais. No entanto, estas afirmações não só não têm suporte empírico, como também desviam a atenção de um problema mais premente: a crise da habitação.

22/06/2024 Última atualização 14H35
Opinião

O contributo da igreja na promoção de valores morais e cívicos

Analisar o contributo da igreja na promoção de valores morais e cívicos revela-se como um grande desafio nos dias de hoje, tendo em conta a actualidade e pertinência que o assunto encerra.

22/06/2024 Última atualização 14H30
Opinião

Corredor do Lobito com sua máxima força

Quando se fala sobre o Corredor do Lobito paira no ar a impressão de que quase tudo já foi dito. Pura ilusão de óptica, atendendo ao facto de que, de tempo em tempos, existirem novidades sobre o assunto, que indiciam a seriedade com que o projecto é encarado pelos vários actores nele interessados.

21/06/2024 Última atualização 22H20
Opinião

As relações económicas internacionais e a não deslocalização de indústrias para África

As relações económicas internacionais estabelecidas entre o continente africano e as economias mais desenvolvidas do globo, sobretudo as do mundo ocidental sempre foram de dependência, apesar da linguagem político-diplomática e até mesmo económica devido ao fornecimento de matéria-prima.

21/06/2024 Última atualização 13H05
Opinião

Ramaphosa, o ANC e a estratégia para confinar os partidos radicais

Com a diferença de que, desta vez, não detém a maioria absoluta no Parlamento sul-africano, o ANC regressou à fórmula de Governo de Unidade Nacional adoptada em Maio de 1994, quando assumiu pela primeira vez o poder e Nelson Mandela se tornou o primeiro Presidente da África do Sul pós apartheid.