Economia

Indonésia abre consulado para dinamizar comércio

Pedro Bica| Jornalista

A abertura de um consulado honorário da Indonésia em Angola, ontem, em Luanda, eleva a aproximação e estimula as trocas comerciais entre os dois países, considerou a directora-geral do Instituto das Comunidades Angolanas no Exterior e Serviços Consulares.

24/04/2024  Última atualização 12H50
© Fotografia por: ARSÉNIO BRAVO | EDIÇÕES NOVEMBRO

Maria Filomena António proferiu estas declarações no acto de inauguração do consulado da Indonésia, liderado por Vicente Inácio, apontando como relevante o potencial daqueles serviços para o reforço da cooperação em domínios como o petróleo e gás, educação, ensino superior, comércio, indústria e agricultura.

Além disso, prosseguiu, vai "facilitar a vinda de empresários da Indonésia e a captação de investimentos na perspectiva da conclusão dos acordos pendentes” com a Indonésia, um país que figura entre os 98 beneficiados pelo Decreto Presidencial n.º189, sobre o processo de Simplificação do Turismo para Angola.

"Consideramos a Indonésia um importante parceiro da cooperação Sul-Sul, que teve um crescimento económico muito rápido, com o avanço da industrialização, exportações, aproveitamento dos seus recursos naturais, como o petróleo e o gás, e com a sua auto-suficiência em bens de primeira linha”, lembrou.

O embaixador da Indonésia, Wisnu Edi Pratignyo, concordou, durante o acto, em que  as relações bilaterais saem reforçadas com a abertura do consulado, ao qual atribuiu a qualidade de ser fundamental para a expansão da cooperação bilateral.

A Indonésia possui 109 cônsules honorários em 89 países, 30 dos quais em África, com o ordenado para Angola a realçar, ontem, a importância desses serviços na partilha de interesses no domínio da economia.

Angola e a Indonésia têm vigentes um Acordo Geral de Cooperação Económica Técnico-científica e Cultural, Memorando sobre Consultas Políticas, Acordo de Isenção de vistos em passaportes diplomáticos e de serviço e um memorando de Entendimento entre as Câmaras de Comércio e Indústria.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia