Desporto

Interclube verga d’Agosto e fica a um passo da final

Juscelino da Silva

Jornalista

A equipa sénior masculina de basquetebol do Interclube deu um passo importante rumo à final da 46ª edição do Campeonato Nacional Unitel Basket época 2023/2024, ao derrotar, ontem, no pavilhão principal da Cidadela, o 1º. de Agosto por 101-99 e lidera a série a melhor de três jogos.

26/04/2024  Última atualização 12H05
Militares com missão mais complicada no próximo jogo © Fotografia por: AGOSTINHO NARCISO | EDIÇÕES NOVEMBRO

O grupo às ordens do camaronês Lazare Adingono até entrou bem na partida com algumas jogadas de encher os olhos, mas os polícias rapidamente alteraram a forma de jogar, colocando de sentido os militares. O Interclube correu atrás do resultado, e venceu o primeiro quarto por 25-24. No segundo quarto, os anfitriões voltaram a assumir as rédeas do jogo, anulando as principais unidades da turma dos Bombeiros.

O base do Interclube, Carlos Cabral, era o mais inconformado na partida, o jogador motivou os colegas e foram uma vez mais à busca do resultado, fixando o placard em 49-44, números que as duas formações levaram para o intervalo principal.

O intervalo fez bem, quer aos militares quer aos polícias. A boa disposição permitiu o mano a mano na quadra, e, neste capítulo, a turma do Rio Seco soube tirar vantagem dos erros do adversário, abrindo uma vantagem de oito pontos.

Apolinário Paquete não gostava o que via, e rapidamente solicitou um desconto de tempo para conversar com os pupilos e alterar as estratégias. O plano surtiu efeito e em menos de dois minutos o extremo Geovane Kibinga colocou o Interclube à frente, com dois triplos e duas assistências que resultaram em quatro pontos.

O 1º de Agosto voltou a puxar dos galões e com dois triplos seguidos do extremo Gelson Varanda, as duas equipas terminaram o terceiro quarto igualadas a 69-69. Polícias e  militares começaram o último quarto de forma cautelosa, e com medo de errar, mas foram os militares que desigualaram a partida por intermédio do extremo/poste Marcelo João.

Devido ao cansaço, as principais unidades do Interclube começaram o jogo no banco, casos de Carlos Cabral e Geovane Kibinga. A responsabilidade de remar contra a maré recaiu para o poste Valdelício Joaquim e o base Emanuel Sebastião.

Quando faltavam três minutos para a final, o Interclube assumiu uma vez mais o comando da partida, encostando o 1º de Agosto à parede a pressão fez reduzir o resultado para seis pontos.

Inconformado, Lazare Adingono fez a leitura perfeita do jogo, solicitou um desconto de tempo, alterou o cinco e fruto da boa dinâmica ofensiva, os militares deram a volta por cima, forçando o prolongamento. Bem apoiados pela massa associativa, a decisão da partida esteve nas mãos do base Carlos Cabral, que acertou o último lance, deitando por terra a esperança da turma do Rio Seco. 101-99 foi o resultado final.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Desporto