Mundo

Irão anuncia investigação à dimensão do alegado ataque à cidade de Isfahan

O chefe do Exército iraniano, Abdulrahim Mousavi, anunciou, ontem, que as autoridades estão a investigar a dimensão do alegado ataque de 'drones' realizado, ontem, por Israel contra a cidade de Isfahan.

20/04/2024  Última atualização 11H45
© Fotografia por: DR

"Especialistas estão a investigar a extensão do ataque e vão apresentar um relatório assim que tiverem resultados", garantiu Mousavi, que destacou que os sistemas de defesa aérea derrubaram "objectos suspeitos" sobre Isfahan e que não houve vítimas.

"As explosões no céu sobre Isfahan estiveram relacionadas com o disparo de sistemas de defesa antiaérea contra objectos suspeitos que não causaram vítimas ou danos", insistiu o chefe do Exército iraniano.

Também o comandante das forças terrestres do Irão, Kiomarz Heidari, destacou a resposta, que classificou como "inteligente" contra o ataque realizado.

"Se houver objectos suspeitos nos céus do país, serão atacados pelos nossos poderosos sistemas de defesa", assegurou Heidari, acrescentando que Teerão "está preparado para uma resposta esmagadora e decisiva a qualquer ameaça".

 Autoridades iraquianas alegam ter detectado "objectos voadores” em direcção ao país vizinho

O Iraque detectou a passagem de objectos no espaço aéreo iraquiano em direcção ao Irão, disse, ontem, uma fonte oficial de Bagdad, enquanto persiste a confusão sobre explosões ocorridas numa cidade iraniana.

Os radares iraquianos "detectaram a passagem de objectos estranhos no espaço aéreo iraquiano às primeiras horas de ontem em direcção ao Irão", disse um coronel do Ministério do Interior do Iraque à agência espanhola EFE.

O mesmo oficial, que pediu para não ser identificado, acrescentou que "não foi registado nenhum ataque dentro do território iraquiano".

Segundo meios de comunicação social norte-americanos, Israel disparou vários mísseis contra o Irão na província de Isfahan na madrugada de ontem.

O Irão negou o ataque, começando por dizer que as defesas antiaéreas tinham abatido vários 'drones' e, mais tarde, afirmando apenas que havia "vários objectos voadores".

Até ao momento, nem Israel nem os Estados Unidos reconheceram oficialmente a operação.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo