Sociedade

Jornal de Angola vence prémios de imprensa

António Soares | Cabinda

O jornalista Pedro Vicente, da empresa Edições Novembro, detentora do título Jornal de Angola, venceu, sábado, em Cabinda, a 15.ª edição do Prémio Provincial de Jornalismo, na categoria de Imprensa.

16/09/2024  Última atualização 10H16
© Fotografia por: Edições Novembro

Na mesma categoria, foi, igualmente, distinguida a jornalista Arsénia Manuel, também da Edições Novembro, por ter conquistado a segunda posição. Alberto Coelho, do jornal "O País”, ficou em terceiro lugar e recebeu uma menção honrosa.

 

Na categoria de Fotojornalismo e Imagem, os dois primeiros classificados foram os operadores de câmara da Televisão Pública de Angola (TPA) Filipe dos Santos (vencedor) e João Marcelino. O fotojornalista António Soares, da Edições Novembro em Cabinda, recebeu uma menção honrosa.

 

Em Televisão, o vencedor foi o jornalista Afonso Sassa, da TPA. O segundo lugar também ficou com o mesmo órgão e foi atribuído a Gabriel Mananga.

 

Já em Rádio, José Rescova, da Rádio Mais, foi o grande vencedor, e Esperança Paulo, da Rádio Provincial de Cabinda, conquistou a segunda posição.

 

Cada um dos primeiros classificados das categorias de Televisão, Rádio, Fotojornalismo e Imagem recebem 1.500.000,00 kwanzas, enquanto os segundos ficam com 500 mil. Em relação à categoria de Imprensa, o vencedor recebe 750 mil kwanzas e o segundo 350 mil. Os profissionais a quem foi dada menção honrosa têm direito a 200 mil kwanzas.

 

Durante a gala de entrega, a governadora de Cabinda disse estar satisfeita com o trabalho realizado pelos jornalistas locais, tendo-os encorajado a continuarem a exercer a profissão com zelo, dedicação, transparência e isenção.

 

Suzana de Abreu considerou o jornalismo uma arte e uma ferramenta que molda opiniões e influencia nas mudanças que ocorrem na sociedade. "Os jornalistas são os guardiões da informação e desempenham um papel fundamental no fortalecimento da democracia”, disse.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade