Sociedade

Jornalistas formados sobre violência doméstica

Celeste de Melo

Jornalista

A Associação da Mulher Jornalista Angolana (AMUJA) realizou, quinta-feira, em Luanda, uma acção formativa sobre conteúdos ligados à violência doméstica, com o objectivo de capacitar os profissionais de Comunicação Social na elaboração e tratamento de matérias do género.

19/04/2024  Última atualização 08H18
Profissionais da classe fortalecidos com conhecimentos © Fotografia por: Armando Costa | Edições Novembro

A acção formativa, promovida pelo Fórum de Mulheres Jornalistas para a Igualdade no Género (FMJIG), termina, hoje, e visa capacitar os jornalistas sobre a elaboração de matérias ligadas à violência doméstica. A actividade decorreu nas instalações do edifício da Universidade Católica de Angola, contou com a presença de jornalistas da província de Cuanza-Norte, Huambo, Bengo e Benguela.

A coordenadora do FMJIG, Milena Costa, explicou que a acção formativa teve como objectivo habilitar os jornalistas com conhecimentos para melhor tratar questões sobre violência, de modo a influenciar os editores e directores a priorizarem, nas agendas, matérias do género.

 Quando se trata da violência doméstica, muitos casos não são bem acompanhados pelos jornalistas, que após a produção da matéria, não dão o devido seguimento e, no fim, ninguém sabe o desfecho que teve.

A presidente da Comissão da Carteira e Ética, Luísa Rogério, sublinhou a importância de formações do género, frisando que a partilha de conhecimento sobre a temática constitui mais-valia para os profissionais de comunicação. "Todos os dias, somos vítimas e a violência doméstica transcende a mulher, homens e as crianças que também são vítimas, mas, a maior parte, continua sendo a mulher. Nós como jornalistas e fazedores de opinião, também, fazemos parte do grande desafio para sensibilizar a população no que diz respeito ao combate desta problemática, de modo que continuemos a identificar as políticas e legislação que defendem as vítimas ”, frisou Luísa Rogerio

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade