Sociedade

Jovens do Zaire exortados a preservar a paz e dialogar para solução dos seus problemas

Fernando Neto | Mbanza Kongo

Jornalista

Os jovens da província do Zaire foram, hoje, exortados a conservarem a paz, como premissa essencial para a solução dos problemas de acesso ao emprego, a habitação e melhoria da situação financeira individual e social, afirmou a vice-governadora para o sector político, económico e social, Fernanda Sumbo Guerra.

14/04/2021  Última atualização 18H16
Acto de celebração do dia 14 de Abril dedicado a juventude angolana no Zaire © Fotografia por: Edições Novembro

 A responsável que falava no acto de celebração do dia 14 de Abril, dedicado a juventude angolana, realizada na escola superior de Mbanza Kongo, sublinhou que, os jovens deve pautar pelo diálogo os adultos e estruturas governativas para em conjunto encontrar soluções dos diversos problemas que os aflige.

 

"A juventude deve pautar pelo diálogo, preservar a paz que tanto custou a ser alcançada e encontrar solução através do micro créditos para fomentar o auto emprego, uma vez que o Governo não possui capacidade para captar toda força de trabalho juvenil”, frisou.

 

Ao referir-se sobre a exiguidade de oportunidades de emprego na região para os jovens, Fernanda Guerra apelou, aos jovens no sentido de aprenderem a começar negócios com poucos recursos financeiros e, sobretudo, frequentarem o curso de empreendedorismo para melhor dominarem as ferramentas do funcionamento de uma empresa.

 

"Pode até escassear as oportunidades de emprego ou crédito, mas poucos jovens na região apresentam propostas credíveis para aceder ao crédito. Têm graves dificuldades em formalizar a documentação exigida, por um lado, por outro, devem copiar os bons exemplos de outros jovens que investiram no serviço de transporte dos produtos do campo para as grandes superfícies comerciais e também, levando os meios de produção da cidade para o campo”, aconselhou.

 

Por seu turno, o director do gabinete provincial do desenvolvimento económico integrado, Sabino da Conceição assegurou que, foram criados no primeiro trimestre de 2021 na região, cerca de 1.181 novos postos de trabalho, dos quais 863 através do enquadramento nas acções do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM) e 318 nos outros sectores económicos.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade