Mundo

Kiev vai reforçar defesa aérea com mísseis Hawk

Os Estados Unidos da América autorizaram a venda de equipamento militar no valor de 138 milhões de dólares (127 milhões de euros) à Ucrânia para reforçar a capacidade de defesa aérea com mísseis 'Hawk'.

11/04/2024  Última atualização 12H15
EUA afirma que mísseis vão proteger o povo ucraniano © Fotografia por: DR

Os actuais sistemas da Ucrânia, em grande parte herdados da era soviética, sofreram melhorias devido à contribuição dos países ocidentais, especialmente dos Estados Unidos, segundo AFP.

Washington forneceu à Ucrânia sistemas avançados de defesa aérea, como o sistema 'Patriot' e uma geração mais antiga do sistema 'Hawk', para atender um pedido de há meses. "A Ucrânia precisa urgentemente de aumentar as suas capacidades de defesa contra ataques de mísseis das forças russas", disse num comunicado, na terça-feira, a Agência de Cooperação e Segurança da Defesa dos EUA, responsável pelas vendas militares aos Estados estrangeiros.

"A conservação e manutenção do sistema de mísseis 'Hawk' aumentará a capacidade da Ucrânia de defender o seu povo e proteger a sua infra-estrutura nacional crítica", acrescentou a agência norte-americana, garantindo que a venda "não vai alterar o equilíbrio militar fundamental na região".

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, alertou, no domingo, que perderia a guerra se a esperada ajuda de 60 mil milhões de dólares (55,3 mil milhões de euros) permanecesse bloqueada no Congresso dos Estados Unidos, à medida que a Rússia aumenta a pressão sobre a Ucrânia.

Este programa norte-americano de assistência militar e económica a Kiev está bloqueado no Congresso desde o ano passado devido a divisões entre os partidos Democrata e Republicano, além da realização das presidenciais em Novembro.

Enquanto aguardam uma decisão, os soldados ucranianos são forçados a poupar munições e enfrentam um confiante exército russo, que repeliu uma grande contraofensiva do exército de Kiev no verão de 2023.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Mundo