Regiões

Lépi tem poucos técnicos na área de enfermagem

O sector da Saúde na comuna do Lépi, município do Longonjo, província do Huambo, necessita de quarenta técnicos de enfermagem geral, para suprir a falta de pessoal nas áreas de saúde pública, medicina, pediatria, laboratório, análises clínicas e consultas pré-natal.

01/03/2021  Última atualização 17H57
Técnicos de enfermagem © Fotografia por: DR
A informação foi prestada pela directora da Repartição da Saúde, Adelina José, à margem de uma visita da governadora provincial, Lotti Nolika, que visou "radiografar"  a realidade socioeconómica da região, tendo explicado que a comuna tem apenas um centro de saúde.

O centro, com capacidade para internar dez doentes, conta com serviços de pediatria, medicina geral, análises clínicas, salas de parto, cirurgia, consultas pré-natal, incluindo banco de urgência, farmácia e áreas administrativas. Diariamente são atendidos  entre 50 a 70 doentes, provenientes das aldeias de Chilali,  Gila-Caline, Dumbo, Alemanha e Jone II.
A Repartição da Saúde conta, em termos de recursos humanos, com 21 técnicos, entre médicos, enfermeiros e pessoal de apoio hospitalar e administrativo. Quanto ao fornecimento de medicamentos, Albertina José disse serem entregues gratuitamente aos pacientes com prescrição médica. A malária, febre tifóide, doenças diarreicas  e respiratórias agudas são as mais frequentes na região.     

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões