Cultura

Livro da escritora Kanguimbu Ananás em antologia internacional no Brasil

Um texto de análise ao livro “Seios e Ventres”, da escritora Kanguimbu Ananás, foi publicado na antologia internacional “Diálogos Literários Sul-Sul: escritoras africanas, afro- latino-americanas e afro-brasileiras”, editado e publicado, no Brasil.

20/07/2024  Última atualização 08H55
Escritora tem um texto numa antologia editada e publicada recentemente no Brasil © Fotografia por: Agostinho Narciso | Edições Novembro
Denominado "Palavras, sentidos e gostos em Seios e Ventres”, o texto é de autoria das docentes designadamente de Literatura em Língua Portuguesa Daiana Nascimento dos Santos e Patrícia Péndola, da Universidade de Playa Ancha, do Chile.

A publicação apresenta argumentos científicos que resultam de estudos à obra da escritora angolana e ao seu pensamento poético e filosófico.

Na análise, o livro é referenciado como colectânea de poemas cujo pano de fundo revela a imposição das mulheres na sociedade africana, fundamentalmente a angolana.

Segundo as catedráticas, "Seios e Ventres” está subjacente ao papel das mulheres e as lutas sociais que o género se confronta pela sua integração na sociedade.

No estudo, é destacado que o assunto está associado a um conjunto de conflitos iniciados por mulheres guerreiras, como Njinga Mbande, que no período colonial conseguiu conquistar o seu lugar de Rainha ao derrotar o colono português, em diversas batalhas.

O nome de outras mulheres, como Lucrécia Paím e Irene Cohen, é associado, por forma a demonstrar que integram, também, a constituição do primeiro grupo de mulheres que deu os primeiros passos na luta pela inserção da mulher nos lugares historicamente ocupados pelos homens.

"É neste sentido que surge ‘Seios e Ventres’, no surgimento do enquadramento da importância das mulheres dentro de um patriarcado, revelando o papel que desempenham na sociedade não apenas como o ser que gera outro ser, mas também como aquele que busca integrar, expressar seu potencial, ocupar e mostrando que é capaz de invadir lugares outrora destinados aos homens e ao mesmo tempo, levantando vozes silenciadas por tanto tempo”, lê-se.

Do género poesia, o livro "Seios e Ventres” retrata a figura da mulher, e destaca a sua capacidade como ser humano único de gerar vida.

  "Diálogos Literários Sul-Sul”

A antologia "Diálogos Literários Sul-Sul” reúne, em 315 páginas, um conjunto de estudos sobre livros em Língua Portuguesa e entrevistas a escritoras africanas e afro-latino-americanas e entrevistas sobre Literatura em Língua Portuguesa.

A antologia é dividida em três partes "Literatura africana”, "Literatura brasileira” e "Literatura latino-americana”, tem o selo da Editora do Núcleo de Estudos das Culturas Amazónicas e Pan-Amazónicas (Nepan), com o patrocínio do Governo do Estado de Amazonas, no Brasil.

Kanguimbu Ananás é escritora, poetisa, psicóloga, consultora, membro da União dos Escritores Angolanos (UEA), mestre em Literatura em Língua Portuguesa e docente de Literatura Angolana, na Universidade Metodista de Angola.

É autora de 14 livros publicados, em poesia, contos infantis, infanto-juvenis e ensaios, e tem presença em várias antologias nacionais e internacionais.

Entre os títulos de sua autoria, constam "Seios do Deserto”, "Pétalas Rasgadas”, "Avô Sabalo”, "Soba Kangeiya e a Palavra”, "As Férias de Yahula”, "Seios e Ventres”, "O regresso de Kambongue”, além das obras científicas "Vendedores nas Ruas de Luanda”, "A Literatura Infantil Angolana do Pós-Independência” e estudos sobre a também escritora angolana Cremilda de Lima.

É declamadora há mais de 20 anos e mentora do projecto "Poesia Pôr-do-Sol”.

Foi galardoada em 2019, com diploma de honra pela organização do IV Festival Internacional de Poesia, em Moçambique, em reconhecimento à sua contribuição para a exaltação da Literatura Africana.

Kanguimbu Ananás é natural da província do Namibe e desenvolve um trabalho social de orientação a jovens e famílias com dependência de droga e desvios comportamentais.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Cultura