Economia

Lobito a caminho de ser grande centro logístico

Gaudêncio Hamelay | Lobito

Os projectos estruturantes em curso no município do Lobito, na província de Benguela, vão tornar a circunscrição no principal centro logístico do país, fruto das transacções comerciais que o Corredor do Lobito vai trazer para a região.

30/08/2024  Última atualização 09H40
Novo administrador do Lobito recebe as pastas do antigo © Fotografia por: Délio Malacriz | Edições Novembro
O governador provincial de Benguela, Luís Nunes, reafirmou o facto, na quarta-feira, no acto de apresentação e troca de pastas do novo administrador municipal do Lobito, Carlos Barnabé Upindi Pacatolo.

Na ocasião, o governante pediu a participação de todos para o êxito do processo de desenvolvimento que se deseja para o Lobito.

O responsável considerou o Lobito um município em franco desenvolvimento económico fora de série onde tem o Caminho de Ferro de Benguela (CFB), Porto do Lobito, o famoso Corredor do Lobito e a Refinaria que vão fazer da província "principalmente do Lobito o maior centro logístico do país”.

Nesta perspectiva, Luís Nunes apelou à união de toda a sociedade lobitanga para levar o município do Lobito a bom porto. Por isso, encorajou mais trabalho e empenho por forma a ajudar o novo administrador na concretização deste desiderato. As Infra-Estruturas Integradas de Benguela, indicou, abrangem quatro municípios, com realce para o do Lobito.

"Vamos levar outra vez o Lobito ao nome de cidade jardim do país. Mas, para que tal aconteça é preciso o envolvimento de todos”, exortou.

O governador provincial de Benguela reconheceu que a nomeação do novo administrador municipal do Lobito, demorou mais de dois meses, mas, sublinhou, "se fez uma boa escolha”.

Na ocasião solicitou a toda franja da sociedade lobitanga colaborar no sentido de ajudar no desenvolvimento do município.

"Este nosso município deve ser um dos maiores do país, mais importante e que tem tudo para dar certo desde as infra-estruturas, e acima de tudo, um povo trabalhador, humilde e acolhedor”, disse.

No primeiro encontro mantido com o novo administrador pediu que haja mais diálogo com todos sendo fundamental.  Defendeu a necessidade de o novo administrador municipal optar por uma governação participativa.

Reconhecimento

O governador provincial de Benguela reconheceu o trabalho efectuado pelo administrador municipal cessante, Evaristo Calopa Mário.

Segundo frisou, o que o administrador cessante fez de bom o novo deve dar continuidade no sentido de melhorar o que está bem e corrigir o que está mal.

Gestão participativa

O novo administrador municipal do Lobito, Carlos Bernabé Upindi Pacatolo, garante gestão inclusiva, aproximação e participativa.

"Há um movimento grande de esperança, um movimento de aceitação da minha vinda ao Lobito. Gostaria de convidar a juventude do município a transformar essa esperança e alegria legítima como sinal de encorajamento, incentivo para a conquista de coisas grandes”, afirmou.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Economia