Regiões

Lobito pretende vacinar mais de 92 mil crianças contra Pólio

Gaudêncio Hamelay | Lobito

A campanha de vacinação contra a poliomielite no município do Lobito, província de Benguela, pretende vacinar mais de 92.420 crianças, dos 0 aos cinco anos, informou, na quinta-feira, a directora municipal da Saúde local, Maria Ximenes José.

06/09/2024  Última atualização 18H55
directora municipal da Saúde local, Maria Ximenes José © Fotografia por: Gaudêncio Hamelay/Edições Novembro/Lobito

A responsável assegurou que todas condições técnicas, logísticas e de transporte estão criadas para o êxito da campanha de vacinação que decorre, de hoje a domingo, com um total de 206 equipas.


Estão divididas em 124 urbanas, 71 rurais e 11 equipas especiais que englobam vacinadores, registadores e mobilizadores para fazer cobertura nas diferentes localidades que compõem a cidade do Lobito.

 

Maria Ximenes José acrescentou, igualmente, que a direcção municipal conta com 52 supervisores, 18 mobilizadores sociais e 14 coordenações.

 

A equipa técnica é composta por quatro elementos, um gestor de dados, um logístico administrativo e financeiro, bem como um mobilizador social.

 

No total, estarão envolvidos nesta campanha de vacinação mais de 724 pessoas.

 

A direcção municipal da saúde do Lobito, informou, ainda, que recebeu 109 mil e 112 doses de vacina contra a poliomielite e que serão administradas sobretudo nas localidades recônditas das comunas de Canja, Egipto Praia e Canata.

 

Caso positivo de poliomielite detectado

Um caso positivo de poliomielite, com proveniência ainda desconhecida, foi detectado, no município do Lobito, informou a directora municipal da Saúde local, Maria Ximenes José, que acrescentou que equipas de saúde já trabalham nas estações de bombagem das águas dos esgotos para mitigar a propagação do vírus no bairro da Caponte e na Vala do mercado informal do Africano.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Regiões