Política

Luanda acolhe 55ª Assembleia do Fórum Parlamentar da SADC

O país vai ser palco da 55ª Assembleia Plenária do Fórum Parlamentar (FP) da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), a decorrer de 1 a 7 de Julho deste ano.

14/05/2024  Última atualização 09H29
Por ano são realizadas duas assembleias plenárias, antecedidas de reuniões das Comissões Permanentes da África Austral © Fotografia por: Dombele Bernardo | Edições Novembro

De acordo com o site oficial da Assembleia Nacional, os parlamentares da SADC estão a preparar, desde ontem até ao próximo dia 22, a realização da Plenária do Parlamento desta organização regional, através de reuniões estatutárias por via remota.

As Comissões Permanentes, segundo o site, vão deliberar sobre vários temas de significativa importância nas suas agendas para serem levadas à aprovação da Comissão Executiva e à Sessão Plenária em Julho, bem como vão eleger os seus presidentes e vice-presidentes para o biénio 2024/2026.

A 55.ª Assembleia Plenária do Fórum Parlamentar da SADC, que Angola irá albergar no mês de Julho, vai ser promovida sob o lema "O papel dos Parlamentos na Promoção de Políticas de Energias Renováveis e na Criação de um Mercado Energético Regional Único”.

Anualmente, são realizadas duas Assembleias Plenárias, antecedidas de Reuniões das Comissões Permanentes, do Grupo Regional de Mulheres Parlamentares e de Reuniões da Comissão Executiva.

 
Comissões Permanentes

O Fórum Parlamentar da SADC está dividido em Comissões Permanentes, das quais fazem parte os deputados do Grupo Nacional de Acompanhamento aos Parlamentos Regionais.

Pela Assembleia Nacional, integram o FP-SADC os deputados Pedro Sebastião, membro da Comissão de Democracia, Governação e Direitos Humanos (DGHR), Ruth Mendes, membro da Comissão de Comércio, Indústria, Finanças e Investimentos (TIFI), Diamantino Mussokola, membro da Comissão de Alimentação, Agricultura e Recursos Naturais (FANR), Luísa Damião, membro da Comissão de Desenvolvimento Humano e Social e Programas Especiais (HSDSP), e Teresa Neto, membro da Comissão de Igualdade de Género, Promoção da Mulher e Desenvolvimento da Juventude (GEWAYD).

Angola é elegível à presidência das comissões de Igualdade de Género, Promoção da Mulher e Desenvolvimento da Juventude (GEWAYD), de Desenvolvimento Social e Humano e Programas Especiais (HSDSP), de Alimentação, Agricultura e Recursos Naturais (FANR) e do Comércio, Indústria, Finanças e Investimento (TIFI).

É elegível, igualmente, à vice-presidência das comissões de Igualdade de Género, Promoção da Mulher e Desenvolvimento da Juventude (GEWAYD) e a de Alimentação, Agricultura e Recursos Naturais (FANR).

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política