Política

Luanda e Cotonou decidem suprimir vistos

António Gaspar |

Jornalista

Angola e o Benin assinaram, quarta-feira, em Luanda, um acordo de isenção de vistos em passaportes diplomáticos e de serviço.

11/07/2024  Última atualização 08H25
© Fotografia por: DR
A assinatura do documento foi feita durante um encontro de trabalho entre o ministro das Relações Exteriores, Téte António, e o ministro de Estado dos Negócios Estrangeiros do Beni, Olushegun Adjaki Bakari.

Téte António disse que o acordo vai facilitar a livre mobilidade dos cidadãos dos dois países titulares de passaportes diplomáticos e de serviço.

O ministro Téte António disse ainda que o Benin mostrou-se, igualmente, interessada em rubricar outro acordo com o Governo angolano no domínio dos Transportes Aéreos, para a companhia de bandeira nacional, a TAAG, ligar as capitais dos dois países, Luanda e Cotonou.

Entretanto, para que isso ocorra, Téte António fez saber que o ministro dos Negócios Estrangeiros do Benin precisa, antes, manter um encontro com o titular da pasta dos Transportes em Angola, Ricardo Viegas d’Abreu, com quem deverá analisar detalhadamente a questão da assinatura do acordo no sector Aéreo, que também interessa a Angola.

Téte António disse ainda que na reunião com o homólogo do Benin passaram igualmente em revista alguns instrumentos jurídicos que existem e foram identificados os domínios de interesse das famílias, pelo que se chegou à conclusão que era preciso adaptar os documentos de cooperação existentes ao novo contexto continental e global.

Téte António apontou como exemplo o alavancar da cooperação nos sectores económico, de Defesa e Segurança, do Comércio e Indústria e da Cultura e Arte.

Além disso, sublinhou que foram assinados outros instrumentos para ajudar a acelerar os trabalhos, particularmente no que se refere ao estabelecimento da Comissão Mista Bilateral e das Consultas Políticas.

Neste sentido, o ministro salientou que foi acordada a realização das primeiras Consultas Políticas no mês de Novembro, para fazermos o balanço das decisões tomadas no encontro, incluindo a revisão de vários documentos.

Téte António assegurou que as relações entre Angola e o Benin são sólidas e estão baseadas em laços de amizade, solidariedade, fraternidade e cooperação no âmbito pan-africanista.

Por outro lado, frisou que existe uma margem significativa para a melhoria das relações económicas e comerciais mutuamente vantajosas para os dois povos e países.

Benin considera momento histórico

O ministro de Estado dos Negócios Estrangeiros do Benin, Olushegun Adjaki Bakari, sublinhou que foi dado um passo histórico para o bem-estar das populações, com a assinatura de alguns instrumentos jurídicos e, de igual modo, com o reforço dos já existentes.

O Benin, sob a liderança do Presidente Patrice Talon, pretende juntar-se ao grande país que é Angola na sua visão de crescimento económico e social. "Hoje, foi mais um primeiro passo para colocarmos em prática esta visão de crescimento sustentável de acordo com aquilo que abordamos com o ministro Téte António, para uma melhoria qualitativa de vida dos nossos cidadãos”, ressaltou.

Olushegun Adjaki Bakari frisou ainda que o Benin deseja investir na indústria cultural e criativa para o reforço da cooperação bilateral.

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Política