Sociedade

Luanda realiza hoje marcha pelo Dia da Saúde

Engrácia Francisco

Jornalista

O Governo Provincial de Luanda, por meio do Gabinete Provincial da Saúde, realiza hoje, a partir das 7h00, uma caminhada em alusão ao Dia Mundial da Saúde, a assinalar-se amanhã.

06/04/2024  Última atualização 13H59
Técnicos do Gabinete Provincial da Saúde inspeccionaram, ontem, o local da actividade © Fotografia por: DR
De acordo com a chefe do Departamento de Saúde Pública do Governo Provincial de Luanda (GPL), Neusa Lazary, uma das porta-vozes da organização, o Ministério da Saúde e o GPL, com o apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS), pretendem juntar todos para celebrar a data, numa caminhada, a ser realizada sob o lema "Passo a passo para uma vida mais saudável, caminhe pelo seu bem-estar”.

A caminhada, disse, visa consciencializar os cidadãos sobre a necessidade de sistemas de saúde mais fortes, equitativos, resilientes e humanizados, com a participação activa de todos. "A data é também uma oportunidade para celebrar os progressos notáveis que o mundo tem vindo a alcançar no sector da saúde pública, assim como destacar os desafios e as aspirações futuras”, referiu, acrescentando que, com a marcha, o Ministério da Saúde pretende promover a adopção de estilos de vida saudáveis.

Além da caminhada, adiantou, vai haver uma cerimónia política, assim como a exposição de serviços de saúde e actividades culturais  e desportivas, com o objectivo de promover uma mensagem de solidariedade e compromisso com a saúde.

O público-alvo da marcha, avançou, são todos, desde membros da comunidade, com um papel importante, os médias e parceiros da saúde. "Por isso, convidamos todos a se fazerem presentes vestidos de camisas brancas”, recomendou.

A caminhada de cinco quilómetros tem início no Porto e vai culminar na Baía de Luanda. De acordo com Neusa Lazary, o ponto mais alto da actividade vai decorrer defronte ao Shopping Fortaleza, com um pronunciamento do  governador de Luanda, Manuel Homem. O acto vai ter a participação de representantes da Organização Mundial da Saúde em Angola e do Ministério da Saúde.

A data

Todos os anos, a 7 de Abril, celebra-se o Dia Mundial da Saúde como forma de aumentar a consciencialização de todos sobre a importância de ter um sistema de Saúde robusto e equitativo. Este ano, o tema mundial é "Minha saúde, meu direito” e foi criado para realçar a importância do acesso universal aos cuidados de saúde e direitos básicos dos cidadãos.

A data foi instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1948, com o intuito de dar resposta e manter o bom estado de saúde das pessoas e alertar para os principais problemas sanitários que podem afectar a população.

Apesar de criada em 1948, a data começou a ser celebrada oficialmente dez anos depois, a 7 de Abril de 1958, com a OMS a observar a saúde como "um estado de completo bem-estar físico, mental, social e não apenas a ausência de doença”.

A efeméride propõe-se a redobrar a atenção às preocupações dos Estados-membros sobre a necessidade da manutenção dos sistemas de saúde e alertar para a sua resiliência face a quadros pandémicos como o que o mundo vive desde 2020 com a Covid-19.

De acordo com os dados oficiais, o Dia Mundial da Saúde representa uma prioridade na agenda internacional da OMS, que, ao longo dos mais de 70 anos de existência, procura ser cada vez mais inclusiva, apelando aos Estados-membros a proporcionarem o acesso universal aos cuidados de saúde e a reunirem as condições necessárias para enfrentar futuros cenários de pandemia.

  Caminhada condiciona trânsito automóvel

O  trânsito automóvel na avenida 4 de Fevereiro, em Luanda, vai ser interrompido, hoje, no período das 8h00 às 10h00, com alguns cortes selectivos e marcha lenta no sentido Porto de Luanda-Ilha do Cabo, devido à caminhada para a comemoração do Dia Mundial da Saúde, cuja efeméride foi instituída pela ONU no dia 7 de Abril de 1948. Segundo um comunicado da Administração Municipal de Luanda (AML), como alternativa os automobilistas podem utilizar as ruas Diogo Cão, das Kipakas e Major Kanhangulo (ex-Rua Direita de Luanda).

A Administração de Luanda, de acordo com o comunicado, apela aos automobilistas para o cumprimento cuidadoso da sinalização e das orientações dos agentes reguladores de trânsito, antes e no decorrer da caminhada.  

Comentários

Seja o primeiro a comentar esta notícia!

Comente

Faça login para introduzir o seu comentário.

Login

Sociedade